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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Marinalva do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989640803256129por
dc.contributor.advisor1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee1Ramos, Flávia Tavares de Costa-
dc.contributor.referee2Silva, Dayvesson Deleon Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-10-24T18:45:45Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marinalva do Nascimento. A prática da leitura na construção da proficiência: um estudo com estudantes do 6º ano do ensino fundamental numa escola da rede municipal do Recife. 2025. 101 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2074-
dc.description.resumoA leitura, entendida como prática social, cultural e cognitiva, constitui-se como um dos pilares centrais da formação escolar, uma vez que possibilita ao sujeito o acesso ao conhecimento, o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania. Contudo, dados de avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), revelam que uma parcela expressiva dos estudantes brasileiros apresenta sérias dificuldades de compreensão e interpretação de textos, o que compromete seu desempenho acadêmico e sua inserção significativa nas diversas esferas da vida social. Diante desse panorama, esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da proficiência leitora de um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental — Anos Finais — a partir das experiências desenvolvidas em duas oficinas de leitura realizadas na Escola Municipal Hugo Gerdau. Como fundamentos teóricos, embasamo-nos principalmente nos estudos de Kleiman (2016), Marcuschi (2008), Martins (2012), Chartier (2004), Silva (2018) e Bortoni- Ricardo (2012), que discutem a leitura como prática social e os desafios da formação do leitor no contexto escolar. O percurso metodológico teve início com uma etapa de sondagem, na qual foram aplicados questionários com o objetivo de mapear o perfil leitor dos participantes, suas percepções, motivações e resistências em relação à leitura. A partir das respostas obtidas, os estudantes foram organizados em dois grupos: os que demonstravam interesse pela leitura e os que relataram não se identificar com essa prática. Com base nesse diagnóstico, foram planejadas duas oficinas de leitura, desenvolvidas durante o segundo semestre letivo de 2023, com encontros semanais e duração aproximada de cinquenta minutos por sessão. As oficinas foram mediadas por uma proposta pedagógica que concebe a leitura como produção ativa de sentidos e o leitor como protagonista do processo interpretativo. As atividades envolveram momentos de leitura compartilhada, rodas de conversa, escrita reflexiva e apreciação de textos literários selecionados a partir de critérios de acessibilidade, relevância temática e potencial de engajamento afetivo. Entre os textos trabalhados, destacam-se a apresentação da obra “Cabelos Molhados”, de Luis Pimentel (2006), e o conto “Que se chama solidão”, de Lygia Fagundes Telles (2009), ambos escolhidos por abordarem temas sensíveis e subjetivos que permitem múltiplas interpretações e favorecem o envolvimento dos estudantes com as experiências das personagens. Os resultados evidenciam que as oficinas de leitura contribuíram para despertar o interesse dos estudantes, ampliar sua participação nas atividades propostas e favorecer avanços na construção de sentidos e na interpretação de textos. Isso reforça a relevância de práticas pedagógicas mediadas que valorizem a leitura como experiência envolvente, crítica e socialmente situada.por
dc.description.abstractReading, understood as a social, cultural, and cognitive practice, is one of the core pillars of school education, as it enables individuals to access knowledge, develop critical thinking, and fully exercise citizenship. However, data from external assessments, such as the Basic Education Assessment System (SAEB) and the Functional Literacy Indicator (INAF), reveal that a significant portion of Brazilian students face serious difficulties in reading comprehension and interpretation, which compromises their academic performance and meaningful participation in various social spheres. In light of this scenario, this research aims to analyze the development of reading proficiency among a group of 6th-grade students in the final years of elementary school, based on the experiences lived in two reading workshops conducted in a public school in Recife. The theoretical framework is grounded mainly in the works of Kleiman (2016), Marcuschi (2008), Martins (2012), Chartier (2004), Silva (2018), and Bortoni-Ricardo (2012), who address reading as a social practice and the challenges of forming readers in the school context. The methodological path began with a survey phase in which questionnaires were applied to map the students’ reading profiles, including their perceptions, motivations, and resistance to reading. Based on the responses, students were divided into two groups: those who showed interest in reading and those who did not identify with the practice. From this initial diagnosis, two reading workshops were planned and implemented throughout the second semester of 2023, with weekly meetings lasting approximately fifty minutes. The workshops were based on a pedagogical approach that views reading as an active process of meaning-making, recognizing the reader as the protagonist of interpretation. Activities included shared reading, discussion circles, reflective writing, and literary text appreciation. The selected texts — “Cabelos Molhados” by Luis Pimentel (2006) and “Que se chama solidão” by Lygia Fagundes Telles (2009) — addressed subjective and sensitive themes, promoting student engagement and allowing multiple interpretations. The results show that the reading workshops helped spark students’ interest, increase their participation in the proposed activities, and promote progress in meaning-making and text interpretation. This reinforces the importance of guided pedagogical practices that value reading as an engaging, critical, and socially situated experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-10-24T18:45:45Z No. of bitstreams: 1 Ok_marinalva_nascimento_araujo.pdf: 1309209 bytes, checksum: a9a0f4c31d9d9fd1b2c0ba8d1efc9a23 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-24T18:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_marinalva_nascimento_araujo.pdf: 1309209 bytes, checksum: a9a0f4c31d9d9fd1b2c0ba8d1efc9a23 (MD5) Previous issue date: 2025-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectReading Comprehensioneng
dc.subjectReading - Study and teachingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA prática da leitura na construção da proficiência: um estudo com estudantes do 6º ano do ensino fundamental numa escola da rede municipal do Recife.por
dc.typeDissertaçãopor
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