Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, José Jefferson Leôncio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7433704369776349por
dc.contributor.advisor1Ramos, Flávia Tavares da Costa-
dc.contributor.referee1Melo, Robson Anselmo Tavares de-
dc.contributor.referee2Moraes, Antonio Henrique Coutelo de-
dc.date.accessioned2025-11-03T16:46:56Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, José Jefferson Leôncio. O ensino-aprendizagem de língua inglesa escrita para surdos bilíngues: contribuições de pesquisas científicas. 2025. 117 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2075-
dc.description.resumoO ensino-aprendizagem da língua inglesa escrita para alunos surdos da Educação Básica no contexto educacional inclusivo brasileiro apresenta desafios significativos devido a barreiras linguísticas, metodológicas e estruturais. Assim, diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar contribuições de pesquisas acadêmicas, isto é, dissertações e teses, sobre o respectivo ensino. Como objetivos específicos se propõe a realizar um levantamento e seleção de pesquisas científicas acadêmicas realizadas nos últimos quatro anos, em repositórios universitários. Textos esses que se proponham a categorizar convergências e divergências sobre o respectivo processo didático. Neste contexto, configura-se como uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em pesquisa bibliográfica e na Análise de Conteúdo de Bardin, por meio da técnica de Análise Temática. Metodologicamente, os textos recortados foram submetidos às três etapas clássicas da Análise de Conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Salientamos que, entre outros pontos, pesquisas científicas, de forma geral, evidenciam dificuldades relacionadas à necessidade de consolidação da Libras e da mediação pelo português escrito, lacunas nas políticas públicas e na infraestrutura escolar comprometem o acesso equitativo ao ensino da língua inglesa, mas também apontam soluções promissoras, como metodologias ativas, materiais didáticos e estratégias bilíngues que valorizam a Libras como primeira língua e o português como segunda. As pesquisas já apresentadas sobre o ensino de inglês escrito para surdos na Educação Básica ajudam a refletir e apontar um horizonte em que o ensino-aprendizagem dessa língua desponte como mais promissor no que se refere a estratégias didático-metodológicas. Em síntese, esta pesquisa se propõe a ofertar à academia e à sociedade um estudo o qual se propõe refletir sobre a necessidade de fomentar, cada vez mais, o ensino da língua inglesa para alunos surdos da educação básica.por
dc.description.abstractThe teaching and learning of written English for deaf students in Basic Education within the inclusive Brazilian educational context presents significant challenges due to linguistic, methodological, and structural barriers. In light of this scenario, this research aims to analyze contributions from academic studies - namely dissertations and theses - regarding the teaching of written English to this population. The specific objectives are to survey and select academic scientific research produced in the past four years, available in university repositories, focusing on texts that propose to categorize convergences and divergences within this teaching-learning process. In this context, the research adopts a qualitative approach, with a descriptive character, grounded in bibliographic research and Bardin’s Content Analysis, using the technique of Thematic Analysis. Methodologically, the selected texts were subjected to the three classical stages of Content Analysis: pre-analysis, material exploration, and treatment of results followed by interpretation. It is noteworthy that, among other aspects, scientific research in general highlights difficulties related to the need for the consolidation of Libras and mediation through written Portuguese. Gaps in public policies and school infrastructure hinder equitable access to English language teaching. However, these studies also point to promising solutions, such as active methodologies, teaching materials, and bilingual strategies that value Libras as the first language and Portuguese as the second. Existing research on the teaching of written English to deaf students in Basic Education contributes to reflection and outlines a more promising future for the teaching-learning of this language, especially in terms of didactic-methodological strategies. In summary, this study aims to offer academia and society a contribution that reflects on the growing need to promote the teaching of the English language to deaf students in Basic Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-11-03T16:46:56Z No. of bitstreams: 1 Ok_jose_jefferson_leoncio_cavalcanti.pdf: 821224 bytes, checksum: 6623527781650d3a8b393dbdeb1e4d22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-03T16:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_jose_jefferson_leoncio_cavalcanti.pdf: 821224 bytes, checksum: 6623527781650d3a8b393dbdeb1e4d22 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação bilíngüepor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectEnglish Language - Study and Teachingeng
dc.subjectBilingual Educationeng
dc.subjectDeaf People - Educationeng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO ensino-aprendizagem de língua inglesa escrita para surdos bilíngues: contribuições de pesquisas científicas.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jose_jefferson_leoncio_cavalcanti.pdfDissertação na íntegra801,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.