Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Maria Ivone Marchi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7495390553779724por
dc.contributor.advisor1Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528859018436620por
dc.contributor.referee1Gomes, Isabel Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362442212452346por
dc.contributor.referee2Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789160662822616por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:57Z-
dc.date.available2007-05-09-
dc.date.issued2003-02-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Ivone Marchi. A prática da psicoterapia infantil a partir do referencial teórico do psicodrama, gestalt terapia e abordagem centrada na pessoa, sob as óticas de Bermúdez, Ferrari, Oaklander e Axline.. 2003. 269 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2003.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/229-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo geral investigar junto a psicoterapeutas que trabalham com crianças, de diferentes abordagens teóricas (Psicodrama, Gestalt terapia e Centrada no Cliente), como está sendo experienciada essa prática clínica. Para tanto, foram entrevistadas 6 (seis) psicoterapeutas, com experiência profissional que variou de 10 (dez) a 30 (trinta) anos, sendo 2 (duas) de cada abordagem. A entrevista foi semidirigida e compreendeu as seguintes dimensões: sentimentos experimentados como terapeuta infantil, obstáculos enfrentados, recursos utilizados, necessidades sentidas, avaliação da especialidade e um encerramento livre. As entrevistas foram realizadas de forma individual e foram gravadas e transcritas. Após leitura das repostas nas dimensões citadas, observou-se que não houve diferenças nas repostas dadas pelas participantes relacionadas à especialidade na qual atuam. De maneira geral pode-se dizer que: 1) os sentimentos experimentados foram de valorização ao trabalho com a criança pelo seu caráter preventivo, além de gratificante e bonito por propiciar o crescimento de cada indivíduo, porém, ao mesmo tempo experimentam frustração, solidão e impotência, principalmente quando os pais não colaboram; 2) os obstáculos enfrentados referem-se à dificuldade de conseguir a aliança com os pais, o pequeno número de profissionais que atuam nessa especialidade e a escassez de pesquisas e literatura; 3) os recursos utilizados perpassam pela rede social da criança (pais, parentes, amigos) e, quanto aos recursos técnicos, utilizam brinquedos estruturados e não estruturados, testes e técnicas; 4) as necessidades sentidas incluem a busca constante de atualização, revisão através de supervisões e trocas entre os profissionais, bem como de congressos e cursos, 5) a avaliação que fazem da área é que ela é mais difícil porque requer o esforço físico do profissional, o entendimento da linguagem da criança, tanto verbal como não verbal, e a questão cultural de que tudo que se refere a criança é menos valorizado. No caminhar através dos diversos autores que embasaram o estudo encontrou-se na abordagem construcionista social/narrativa uma postura ética diferenciada na prática terapêutica com a criança e seus familiares. Acredita-se que as dificuldades são minimizadas e os resultados mais efetivos quando a criança é também trabalhada junto com a família, seja mediante a terapia familiar, seja por encontros familiares breves.por
dc.description.abstractThe present study has as the general objective to investigate with child psychotherapists of different theoretical approaches (Psychodrama, Gestalt and Client Centered therapy), how the clinical practice is being experienced. To do so, 6 (six) child psychotherapists, having a professional experience ranging from 10 (ten)to 30 (thirty) years, being 2 from each approach were interviewed. The interview was semi-directed and comprised the following dimensions: feelings experienced as a child psychotherapist, obstacles faced, used resources, necessities felt, evaluation of the speciality and a last question for additional information. The interviews were conducted individually and were taped and transcribed. After reading the answers of the above quoted dimensions, we can conclude that there were no differences in the responses given by the participants related to the speciality in which they work. In a general way we can say that: 1) The feelings experienced were of valuing the work with children due to its preventive character, in addition to that, it is gratifying and nice because it favors the person growth, though, at the same time the therapists feel the frustration, solitude and impotence, especially when the parents do not cooperate; 2) The obstacles faced reter to the difficulty of getting an alliance with the parents, the small number of professionals working in this area and the lack of research and related literature; 3) The used resources passed by the social network of the child (parents, relatives, friends), and regarding the technical resources, structured and non structured toys, tests and several techniques were used; 4) The necessities felt include the constant search for updating, revision through supervisions and exchange of experience with other professionals, as well as, congresses and courses; 5) The evaluation they have on the area is that, it is more difficult because it requires physical effort of the professional, the understanding of the child's language, not only verbal but also non verbal, and the cultural issue that everything that refers to children is does not receive the same value. Browsing through the several authors in whom the studies were based on, we found in the social/narrative constructionist approach a distinguished ethical position in the therapeutic practice with the children and their families. We also hold the position that the difficulties are minimized and the results more effective when the child and the family work together, either with family therapy, or brief family meetingseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Ivone.pdf: 5389989 bytes, checksum: 6a3556c38a66f8b0c588161628cb7181 (MD5) Previous issue date: 2003-02-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectPsicoterapia infantilpor
dc.subjectGestaltismopor
dc.subjectPsicoterapia centrada no clientepor
dc.subjectPsicodramapor
dc.subjectClinical psychologyeng
dc.subjectChild psychotherapyeng
dc.subjectGestalt psychologyeng
dc.subjectClient-centered psychotherapyeng
dc.subjectDramatherapyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA prática da psicoterapia infantil a partir do referencial teórico do psicodrama, gestalt terapia e abordagem centrada na pessoa, sob as óticas de Bermúdez, Ferrari, Oaklander e Axline.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Ivone.pdf5,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.