Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Natália Laporte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4958846880164281por
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edilene Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648212974895050por
dc.contributor.referee1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.contributor.referee2Ferreira, Severina Silvia Maria Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9243392727483959por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:09:00Z-
dc.date.available2016-06-15-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/247-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito problematizar, com base na literatura psicanalítica de matriz lacaniana, a ausência do olhar do Outro como um dos fatores que dificultam a construção de uma imagem corporal unificada nos autistas. O olhar tem uma dimensão relacional, constituindo-se como um importante objeto para a concepção da totalidade corporal. Com efeito, na etapa inicial do desenvolvimento, o recém-nascido percebe o corpo como fragmentado. Não há sequer, da parte dele, o sentimento de integração orgânica e a percepção da distinção entre o interior e o exterior. Embora dependa também da maturação fisiológica, é a partir da relação com o adulto, o qual faz a maternagem, que pode se dar, para o pequeno ser, a aquisição do sentimento de unidade corporal. No entanto, no caso de crianças autistas, é comum a existência de uma intricada comunicação entre o cuidador e o bebê, a qual aparece representada, sobretudo, no desencontro dos olhares. Para o entendimento desse fenômeno, a metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica na literatura psicanalítica. Nela, tomamos a teoria lacaniana do Estádio do Espelho e seus desdobramentos como base fundamental, articulando-os com os seguintes construtos metapsicológicos contemporâneos: as concepções psicanalíticas de olhar, da relação da mãe com o bebê, do autismo e do corpo. Para isso, serão utilizadas as produções textuais dos autores, que possuem como matriz a psicanálise de inspiração lacaniana, especialmente as da psicanalista Marie-Christine Laznik (1991, 2004).por
dc.description.abstractThis paper aims to discuss, based on Lacanian psychoanalytic literature matrix, the absence of the gaze of the Other as one of the factors that hinder the construction of a unified body image in autistic. The look has a relational dimension, becoming an important object to the design of the entire body. Indeed, in the initial development stage, the infant perceives the body as fragmented. There is not, from him, the sense of organic integration and the perception of the distinction between the inside and the outside. Although it also depends on physiological maturity, it is from the relationship with the adult who does the mothering that can happen to the little being, acquiring the sense of bodily unity. However, in the case of autistic children, it is common to find an intricate communication between the caregiver and the baby, which appears represented, above all, the mismatch looks. To understand this phenomenon, the methodology adopted was a literature review in the psychoanalytic literature. In it, we take the Lacanian theory of the mirror Stadium and its development as a fundamental basis, linking them with the following contemporary metapsychological constructs: the psychoanalytic concepts of looking, the mother's relationship with the baby, autism and body. For this, textual productions of the authors will be used, which have as a matrix of Lacanian psychoanalysis inspiration, especially the psychoanalyst Marie-Christine Laznik (1991, 2004).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:09:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 natalia_laporte_correia.pdf: 1046342 bytes, checksum: 78ae55b3625fdff2c4603c28d75067c4 (MD5) Previous issue date: 2016-02-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectautismo em crianças - aspectos psicológicospor
dc.subjectpais e filhospor
dc.subjectpsicanálise infantilpor
dc.subjectautismo em crianças - relações com a famíliapor
dc.subjectcrianças autistas - diagnósticopor
dc.subjectautismopor
dc.subjectdissertaçãopor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectautism in children - psychological aspectseng
dc.subjectparents and sonseng
dc.subjectchild psychoanalysiseng
dc.subjectautism in children - relationships with familyeng
dc.subjectautistic children - diagnosiseng
dc.subjectautismeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleDa ausência do olhar do outro à ausência do limite corporal: sobre a fragmentação corpórea no autismopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
natalia_laporte_correia.pdf1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.