Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249
Tipo do documento: Dissertação
Título: A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
Autor: Araújo, Jacy Cristina Cerqueira 
Primeiro orientador: Lima, Albenise de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dias, Cristina Maria de Souza Brito
Segundo membro da banca: Dias, Maria da Graça Bompastor Borges
Resumo: É cada vez maior o número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Atento a este fato, o presente trabalho de dissertação estuda esse fenômeno sob a ótica da psicologia atendo-se, mais especificamente, à família ou dinâmica familiar como fator promotor das dificuldades de aprendizagem, no intuito de compreender que dinâmica familiar é a que produz essas dificuldades em seus componentes; que padrões estão sendo adotados nas novas famílias que promovem esta sensação de incapacidade; que medidas corretivas e preventivas podem e/ ou devem ser tomadas. Para responder a este objetivo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semidirigida e o cenário da pesquisa foi a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Foram entrevistados os pais de crianças, com dificuldades de aprendizagem, oriundas de escola particular. Os resultados reafirmam a densa gama de aspectos sociais, culturais, pedagógicos e cognitivos envolvidos nestas questões, bem como destacam a relevância da dinâmica familiar na gênese e manutenção das mesmas
Abstract: The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these families
Palavras-chave: psicologia infantil
psicologia da aprendizagem
familia
psicologia clínica
dissertações
child psychology
psychology of learning
family
clinical psychology
dissertation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249
Data de defesa: 29-Mar-2007
Appears in Collections:Psicologia Clinica

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jacy Cristina.pdf3,14 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.