Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Jacy Cristina Cerqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9458628352288479por
dc.contributor.advisor1Lima, Albenise de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796825725927994por
dc.contributor.referee1Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528859018436620por
dc.contributor.referee2Dias, Maria da Graça Bompastor Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710891689598599por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:09:01Z-
dc.date.available2007-05-29-
dc.date.issued2007-03-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249-
dc.description.resumoÉ cada vez maior o número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Atento a este fato, o presente trabalho de dissertação estuda esse fenômeno sob a ótica da psicologia atendo-se, mais especificamente, à família ou dinâmica familiar como fator promotor das dificuldades de aprendizagem, no intuito de compreender que dinâmica familiar é a que produz essas dificuldades em seus componentes; que padrões estão sendo adotados nas novas famílias que promovem esta sensação de incapacidade; que medidas corretivas e preventivas podem e/ ou devem ser tomadas. Para responder a este objetivo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semidirigida e o cenário da pesquisa foi a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Foram entrevistados os pais de crianças, com dificuldades de aprendizagem, oriundas de escola particular. Os resultados reafirmam a densa gama de aspectos sociais, culturais, pedagógicos e cognitivos envolvidos nestas questões, bem como destacam a relevância da dinâmica familiar na gênese e manutenção das mesmaspor
dc.description.abstractThe number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these familieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:09:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jacy Cristina.pdf: 3211104 bytes, checksum: e625f647552af480ffc6f837f3caab3a (MD5) Previous issue date: 2007-03-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia infantilpor
dc.subjectpsicologia da aprendizagempor
dc.subjectfamiliapor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectchild psychologyeng
dc.subjectpsychology of learningeng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jacy Cristina.pdf3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.