Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Jair Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4412355201212301por
dc.contributor.advisor1Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533900166385959por
dc.contributor.referee1Azevedo, Ferdinand-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524465918168472por
dc.contributor.referee2Carvalho, Marcus Joaquim Maciel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129308742912649por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:19Z-
dc.date.available2007-11-06-
dc.date.issued2007-03-23-
dc.identifier.citationSANTANA, Jair Gomes de. Embates da fé : católicos e protestantes no Recife, 1860-1880. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/268-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi compreender os embates sociais entre católicos e protestantes nas décadas de 1860 e 1880, no Recife. Analisamos os discursos produzidos nos jornais da época, O Jornal do Recife e O Cathólico. Este estudo levou em consideração os acontecimentos sócio-econômicos, políticos e culturais do Brasil e do mundo na segunda metade do século XIX. Essas mudanças colocaram em cheque a prática religiosa da Igreja no Brasil, obrigando-a a transitar para um outro modelo: o ultramontano. A tentativa de enquadrar o catolicismo popular (uma seita católica) ao modelo ultramontano, não foi bem sucedida e levou uma parte dessas pessoas para o universo protestante. Em Pernambuco (1842), surgiu um protestantismo negro através do movimento do Divino Mestre , uma seita protestante. Esse movimento liderado por um negro, que alfabetizava os seus seguidores, e rejeitava as tradições católicas, trouxe pavor à elite política da província. O governo temia uma revolta semelhante aos malês da Bahia ou uma revolução como a do Haiti. O protestantismo missionário não ameaçava as bases econômico-sociais da província, por isso foi bem recebido, pelos maçons e pelos liberais. Mas a atividade missionária protestante se desenvolveu entre mestiços, mulatos e negros. Os embates da fé estudados aqui ocorreram na mídia, através dos jornais. Os protestantes aproveitaram as polêmicas nos jornais, como estratégia para ocupar espaços institucionais aos quais não tinham acesso. Dessa forma, conseguiram o apoio daqueles que se opunham a Igreja, aproveitando o clima proporcionado pela questão religiosa no Impériopor
dc.description.abstractThis work aimed to understand the social problems involving Catholicism and Protestantism, during the 1860s and 1880s, in Recife. We ve observed all the speeches presented in newspapers by that time,specially in Jornal do Recife and O Cathólico. This study considered the social, economical, political and cultural events in Brazil and in around the world, in the second half of the 19 th century. These changes made the religious practice become weak in Brazil, forcing it to change its model to the ultramontane. The attempt to make the popular Catholicism become an ultramontane model didn t succeed and most people were taken to the Protestant universe. In Pernambuco (1842) a Negro Protestantism rose because of a Protestant group called Divino Mestre . That movement had a negro as their leader, and he taught his followers how to read also rejected the Catholic tradition. All the local Protestantism feared him. The government was afraid of a rebellion similar to the Malês in Bahia or another like the one in Haiti. The missionary Protestantism didn t threaten the local economy and the social bases, so it was welcomed by the masons and liberals. However, the Protestant missionary s activity developed among, half-blood people and Negroes. All the incidents involving faith, which were studied here, were in the media, in newspapers. Protestants used the polemic presented by newspapers as strategies to occupy institutional spaces to which they didn t have access before. This way, they got the support of those who were against the Church and took advantage of the situation provided by the Religious matter in the Empireeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jair Gomes de Santana.pdf: 890868 bytes, checksum: 6e9887f99f7f49ef23fdfe441b9fbf16 (MD5) Previous issue date: 2007-03-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcatólicos - Recife - 1860-1880por
dc.subjectprotestantes - Recife - 1860-1880por
dc.subjectsociologia cristãpor
dc.subjectpoder(ciências sociais)por
dc.subjectigrejapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectcatholics - Recife - 1860-1880eng
dc.subjectprotestats - Recife - 1860-1880eng
dc.subjectchristian sociologyeng
dc.subjectpower(social sciences)eng
dc.subjectchurcheng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEmbates da fé : católicos e protestantes no Recife, 1860-1880por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jair Gomes de Santana.pdf869,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.