Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Raimundo Lázaro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1994075854478029por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sergio Sezino Douets-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339279132579440por
dc.contributor.referee1Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533900166385959por
dc.contributor.referee2Nascimento, Luis Felipe Rios do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817218308880476por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:22Z-
dc.date.available2009-11-11-
dc.date.issued2009-05-15-
dc.identifier.citationCRUZ, Raimundo Lázaro da. Maracatu Nação, uma corte sagrada afro-brasileira: um estudo sobre a transição religiosa na trajetória da figura do rei do Congo em Pernambuco. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/283-
dc.description.resumoEste trabalho centra-se na importância da figura do rei do Congo , que têm, neste enfoque específico, sua origem na instituição sociopolítica africana no Reino do Congo, já existente na África, pela constituição de reinos ou impérios, antes da chegada dos portugueses, sendo a figura deste rei introduzida na metrópole portuguesa, por volta do século XV, por uma formulação teatral de uma embaixada congolesa. Neste contexto, tinham por atores a comunidade africana reunida em Lisboa, à volta da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, que possuía o beneplácito das autoridades. A documentação, embora rara nos séculos XVI e XVII, aparecem com freqüência no século XVIII e, já então simultaneamente em Portugal e no Brasil, sendo esta reprodução teatral inserida pela autoridade da Igreja Católica como a instituição que legitima o poder deste rei. Esta figura chega em território brasileiro como elemento de mediação e controle entre as autoridades locais e os africanos e, é no interior da Igreja Católica, com as irmandades, que a figura do rei do Congo ocupa seu novo cenário de ação, até o século XIX. No século XX, com novo perfil dual, entre o sagrado e o profano, transita a representação da figura do rei do Congo, em um artifício de sustentação de uma cultura identitária, para o maracatu-nação tradicional, sendo os terreiros de xangô pernambucano ou candomblé sua instância de fixação no espaço do sagrado. Na atualidade, em pleno século XXI, a figura do rei tem como significado, para além da esfera religiosa, a interação cultural afro-pernambucana e o retorno a teatralidade como função simbólica da valorização às origens africanas. Esta pesquisa busca analisar através do conceito de plausibilidade social de Peter Berger, a idéia de que a realidade é construção social, a partir das representações e desdobramentos da figura do rei do Congo, em primeira instância como uma figura idealizada , depois como elemento de controle e, após 1888, transitando da esfera do sagrado dos xangôs pernambucanos, para a corte do maracatu-nação. Neste sentido, buscamos trazer à luz, o contexto do sagrado ancorado em Mircea Eliade, que possibilita traduzir a história da hierofania do rei do Congo, na construção e na trajetória por diferentes espaços do sagrado. Palavras-chave: maracatu-nação tradicional, cultura negra, afro-brasileiro, sagrado, rei.por
dc.description.abstractThis assignment concentrates on the importance of the figure of the king of Congo, that has, on this specific focus, its origin in the African socio-political institution in the kingdom of Congo, already existing in Africa, by the constitution of kingdoms and empires, before the arrival of the Portuguese, being the figure of this king introduced in the Portuguese metropolis around the XV century by a theatrical formulation from a Congolese embassy. In this context they had the African communities gathered in Lisbon as actors, around the confraternity of Our Lady of the Rosary that had the athorities approval. The documentation, although rare in the XVI and XVII centuries, often appeared in the XVIII century, and even then simultaneously in Portugal and in Brazil, being this theatrical reproduction inserted by the authority of the Catholic Church as the institution that legitimates the power of this king. This figure arrives in the Brazilian territory as a mediation and control element among the local authorities and the Africans, and it is inside the Catholic Church, with the brotherhoods, that the figure of the king of Congo occupies its first action scenery until the XIX century. In the XX century, with a new dual profile between the sacred and the profane, transits the representation of the king of Congo in a sustentation artifice of an identity culture for the maracatu-nação tradicional, being the Pernambucan xangô or candomblé location of fetichism its fixation instance in the sacred space. Nowadays, right in th XXI century, the figure of the king as its meaning, beyond the religious sphere, the Afro-Pernambucan cultural interaction and the return of theatricality as a symbolic function of the valorization of the African origins. This research ties and analyses, through Peter Berger s concept of social plausibility the idea that reality is a social construction from the representations and the unfoldings of the figure of the king of Congo, in its first instance as an idealized figure, afterwards as a control element, and after 1888, transiting from the sacred sphere of the Pernambucan sangô to the court of maracatu-nação tradicional. In this sense, we try to bring to light the concept of sacred anchore on Mircea Eliade, that makes it possible to translate the history of hierophany of the king of Congo, in the construction and in the trajectory through different spaces of the sacred.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pre-textuais.pdf: 634872 bytes, checksum: 72e0f6a88713fff7a8271cb622684910 (MD5) Previous issue date: 2009-05-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaracatu Nação (Grupo de dança)por
dc.subjectcultos afro-brasileiros - Pernambucopor
dc.subjectcandomblépor
dc.subjectcultura popular - Pernambucopor
dc.subjectRei do Congo (Maracatu de baque virado)por
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectMaracatu Nação (dance group)eng
dc.subjectafrican-brazilian cults - Pernambucoeng
dc.subjectcandombléeng
dc.subjectpopular culture - Pernambucoeng
dc.subjectKing Congo (Maracatu turned in a flash)eng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleMaracatu Nação, uma corte sagrada afro-brasileira: um estudo sobre a transição religiosa na trajetória da figura do rei do Congo em Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
pre-textuais.pdf619,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.