Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/292
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pentecostalismo e imaginário: rupturas e continuidades na hinologia pentecostal na passagem da modernidade para a pós-modernidade
Autor: Peixoto, Esdras Gusmao de Holanda 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Silva, Drance Elias da
Segundo membro da banca: Pitta, Danielle Perin Rocha
Resumo: O presente trabalho procura investigar as rupturas e continuidades na teologia, mentalidade e visão de mundo dos pentecostais brasileiros.Para isso, assume como objeto privilegiado de investigação o repertório musical das comunidades pentecostais, contemplando as evoluções internas daquilo que é cantado em seus cultos e reuniões. A música é o vetor principal na modelagem do comportamento dos fiéis. Sendo produto derivado do ambiente cultural, portanto não completamente controlado pelo compositor, a hinologia pentecostal tanto reflete quanto incute símbolos que irão orientar o universo habitado pelos adeptos de uma crença.Toma a Teoria do Imaginário (Gilbert Durand) como mediador hermenêutico da leitura simbólica do cancioneiro pentecostal clássico e pós-pentecostal, empregando sua metodologia às imagens existentes nas canções pentecostais. O estudo se vale de uma epistemologia que prima pela compreensividade denominada Transdisciplinariedade. Outra importante filiação conceitual deste trabalho é á corrente sociológica que caracteriza o tempo presente como pós-modernidade
Abstract: This dissertation attempts to investigate the discontinuities and continuities in the theology, mentality and world-vision of Brazilian pentecostals. To that end it has as its special object of study the musical repertoire of the pentecostal communities, evaluating the internal evolution of that which is sung in the worship services and other meetings. Music is the principal means by which the behavior of the faithful is moulded. Since it is a product derived from the surrounding culture, and so not completely controlled by the composer, pentecostal hymnology both reflects and inculcates symbols which direct the universe which its followers inhabit. Gilbert Durand's book, The Theory of the Imaginary, provides the hermeneutical basis for our interpretation of the symbolic as present in the hymn-books both of classic pentecostalism and of post-pentecostalism, and we apply Durand's methodology to the images present in the pentecostal hymns. As to its epistemology, this study is both transdisciplinary and comprehensive, as well as taking into account current sociological trends present in what is known as post-modernity
Palavras-chave: pentecostalismo
imaginário
pós-modernidade
protestantismo
dissertações
pentecostalism
imaginary
post-modernity
protestantism
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: PEIXOTO, Esdras Gusmao de Holanda. Pentecostalismo e imaginário: rupturas e continuidades na hinologia pentecostal na passagem da modernidade para a pós-modernidade. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/292
Data de defesa: 6-Oct-2008
Appears in Collections:Ciencias da Religiao



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.