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Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens de fé : uma busca de critérios na produção de subsídios audiovisuais para o ensino religioso no Brasil
Autor: Pacheco, Luis Carlos de Lima 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Patriota, Karla Regina Macena Pereira
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Sergio Sezino Douets
Resumo: Esta Pesquisa tem como objetivo desenvolver critérios para a elaboração de subsídios em vídeo para o Ensino Religioso nas escolas brasileiras. Surge da constatação de que existe uma lacuna não preenchida no Ensino Religioso quanto ao fornecimento de subsídios audiovisuais que correspondam, quanto ao conteúdo, à implementação das novas Políticas Educacionais e suas exigências de interreligiosidade e respeito à dignidade humana, bem como que atendam, quanto à forma, à cultura eletrônica dos nossos tempos. A Dissertação, pois, apresenta uma historiografia do Ensino Religioso no Brasil e faz um levantamento do Campo Religioso brasileiro, a partir do qual se estabelece uma plataforma curricular legal para avaliação dos subsídios da educação religiosa, que deve tematizar o religioso enquanto conhecimento humano, enquanto experiência cultural de transcendência. A seguir aprofundam-se fundamentos epistemológicos para análise dos subsídios audiovisuais do Ensino Religioso: a teoria midiática da Modulação, de Pierre Babin, e as abordagens de Conhecimento Transdisciplinar e Integral (Basarab Nicolescu e Ken Wilber). Com base no referido suporte histórico e epistemológico, então, fazemos um ensaio de criteriologia, partindo da análise de uma obra audiovisual exemplar no Ensino Religioso escolar
Abstract: This research aims at developing criteria for subsidies through video production for Religious Education, in the Brazilian schools. It arises from the fact that there is an unfilled gap in Religious Education regarding to audiovisual subsidies, concerning the content, to new Educational Policy implementation and its interreligiousety demands and respect to human dignity, as well as that they would attend, on terms of form, to nowadays electronic culture. This Paper therefore presents the Religious Education historiography, in Brazil, and draws up the Brazilian Religious Field, which from one provides a legal curricular stand-platform for Religious Education subsidies evaluation that ought to become an indispensable theme knowledge, as a cultural experience regarding to transcendence. Thereupon, we will deep the epistemological foundations in order to analyze the Religious Education audiovisual subsidies: Pierre Babin s media theory on Modulation and approaches concerning Transdisciplinary and Integral Knowledge (Barsarab Nicolescu and Ken Wilber). Then, based upon this historical and epistemological support, we fulfill criteriology text, departing from an exemplary audiovisual work, in the School Religious Education
Palavras-chave: ensino religioso - Brasil
comunicação - aspectos religiosos
Sagrado, O
dissertações
religious education - Brazil
communication - religious aspects
Holy, The
dissertation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: PACHECO, Luis Carlos de Lima. Imagens de fé : uma busca de critérios na produção de subsídios audiovisuais para o ensino religioso no Brasil. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/308
Data de defesa: 25-Oct-2011
Appears in Collections:Ciencias da Religiao

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