Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Luis Carlos de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236853025292841por
dc.contributor.advisor1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791943760545079por
dc.contributor.referee1Patriota, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015por
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Sergio Sezino Douets-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339279132579440por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:27Z-
dc.date.available2011-05-30-
dc.date.issued2011-10-25-
dc.identifier.citationPACHECO, Luis Carlos de Lima. Imagens de fé : uma busca de critérios na produção de subsídios audiovisuais para o ensino religioso no Brasil. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/308-
dc.description.resumoEsta Pesquisa tem como objetivo desenvolver critérios para a elaboração de subsídios em vídeo para o Ensino Religioso nas escolas brasileiras. Surge da constatação de que existe uma lacuna não preenchida no Ensino Religioso quanto ao fornecimento de subsídios audiovisuais que correspondam, quanto ao conteúdo, à implementação das novas Políticas Educacionais e suas exigências de interreligiosidade e respeito à dignidade humana, bem como que atendam, quanto à forma, à cultura eletrônica dos nossos tempos. A Dissertação, pois, apresenta uma historiografia do Ensino Religioso no Brasil e faz um levantamento do Campo Religioso brasileiro, a partir do qual se estabelece uma plataforma curricular legal para avaliação dos subsídios da educação religiosa, que deve tematizar o religioso enquanto conhecimento humano, enquanto experiência cultural de transcendência. A seguir aprofundam-se fundamentos epistemológicos para análise dos subsídios audiovisuais do Ensino Religioso: a teoria midiática da Modulação, de Pierre Babin, e as abordagens de Conhecimento Transdisciplinar e Integral (Basarab Nicolescu e Ken Wilber). Com base no referido suporte histórico e epistemológico, então, fazemos um ensaio de criteriologia, partindo da análise de uma obra audiovisual exemplar no Ensino Religioso escolarpor
dc.description.abstractThis research aims at developing criteria for subsidies through video production for Religious Education, in the Brazilian schools. It arises from the fact that there is an unfilled gap in Religious Education regarding to audiovisual subsidies, concerning the content, to new Educational Policy implementation and its interreligiousety demands and respect to human dignity, as well as that they would attend, on terms of form, to nowadays electronic culture. This Paper therefore presents the Religious Education historiography, in Brazil, and draws up the Brazilian Religious Field, which from one provides a legal curricular stand-platform for Religious Education subsidies evaluation that ought to become an indispensable theme knowledge, as a cultural experience regarding to transcendence. Thereupon, we will deep the epistemological foundations in order to analyze the Religious Education audiovisual subsidies: Pierre Babin s media theory on Modulation and approaches concerning Transdisciplinary and Integral Knowledge (Barsarab Nicolescu and Ken Wilber). Then, based upon this historical and epistemological support, we fulfill criteriology text, departing from an exemplary audiovisual work, in the School Religious Educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pre-textuais.pdf: 220020 bytes, checksum: d159f893d4f3cd97ac54ebbb015b3a29 (MD5) Previous issue date: 2011-10-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino religioso - Brasilpor
dc.subjectcomunicação - aspectos religiosospor
dc.subjectSagrado, Opor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreligious education - Brazileng
dc.subjectcommunication - religious aspectseng
dc.subjectHoly, Theeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleImagens de fé : uma busca de critérios na produção de subsídios audiovisuais para o ensino religioso no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
pre-textuais.pdf214,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.