Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/320
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A representação social do kanaimî, do piya'san e do tarenpokon nas Malocas Canta Galo e Maturuca |
Autor: | Rabelo Filho, Manoel Gomes |
Primeiro orientador: | Silva, Drance Elias da |
Primeiro membro da banca: | Athias, Renato Monteiro |
Segundo membro da banca: | Vasconcelos, Sergio Sezino Douets |
Resumo: | Nosso estudo visa a compreender as Representações Sociais do Kanaimî, do Piya san e do Tarenpokon no povo Macuxi, nas Malocas do Canta Galo e de Maturuca, localizadas na região Nordeste de Roraima. Objetivou aprofundar as ideias que os índios dessas localidades possuem sobre esses personagens da cultura, a fim de apresentar seus significados e relacioná-los à religiosidade. A pesquisa inicial foi bibliográfica, visando a observar como entendiam o Kanaimî, o Piya san e o Tarenpokon no passado. Realizaram-se entrevistas que serviram de suporte na verificação das representações na atualidade, além das análises tendo como referência a teoria da representação social. O Kanaimî, como personagem espiritual e protagonizador de constantes ataques violentos, manifesta- se e promove terror aos índios. Isso faz com que os índios realizem uma série de rituais visando a afastá-los de seus caminhos. O Piya san, como curador da saúde e de diversos problemas espirituais dos indígenas Macuxi, medeia a solução desses problemas junto aos entes espirituais o máximo possível. O Tarenpokon, também como curador com capacidade de proporcionar a saúde, realiza sessões de rezas que agem sobre os diversos bichos , para afastá-los ou convencê-los a curar as pessoas. Procuramos relacionar essas explicações com a cosmovisão dos Macuxi para entendermos suas manifestações religiosas. Tomamos como base os estudos históricos e socioantropológicos de aspectos religiosos existentes sobre os Macuxi que estão relacionados aos personagens Kanaimî, Piya san e Tarenpokon ampliando suas representações sociais e especificando os significados que possuem |
Abstract: | Our study aims to understand the social representations of Kanaimî, the shaman and the people Tarenpokon Macuxi, in Canta's Galo and Maturuca's Villages, located in northeastern Roraima. Aimed to deepen the ideas that the Indians of these places have these characters on the culture in order to make their meaning and relate them to the religion. The initial research was literature in order to observe how the Kanaimî understood, and the shaman Tarenpokon in the past. We conduct interviews, which were used to support the verification of representations today, and analysis with reference to the theory of social representation. The Kanaimî, spiritual and starring as a character constant violent attacks, manifests and promotes terror to Indians. This causes the Indians to perform a series of rituals in order to keep them away from their paths. The shaman, as a trustee for many health and spiritual problems of the indigenous Macuxi, media to solve these problems together with the spiritual beings as possible. The Tarenpokon also as a healer capable of providing health, conducts prayer sessions that acts on the various "bichos" (bugs) to keep them or convince them to heal people. We relate these explanations to the cosmovision of the Macuxi to understand its religious manifestations. We have based historical studies and socio-anthropological aspects of the existing religious Macuxi that relate to the characters - Kanaimî, shaman and Tarenpokon - expanding their social representations and specifying the meanings they have |
Palavras-chave: | religiosidade representações sociais índios - vida e costumes sociais índios da América do Sul - usos e costumes religião e cultura dissertações religiousness social representations indians - life and social customs indians of South America - customs and traditions religion and culture dissertations |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Religião |
Programa: | Mestrado em Ciências da Religião |
Citação: | RABELO FILHO, Manoel Gomes. A representação social do kanaimî, do piya'san e do tarenpokon nas Malocas Canta Galo e Maturuca. 2012. 365 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/320 |
Data de defesa: | 30-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Religiao |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao-Manoel-Rabelo-completa-definitivo.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.