Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/328
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O sagrado como semeador de estratégias do viver |
Autor: | Oliveira, Josineide Silveira de |
Primeiro orientador: | Libório, Luiz Alencar |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Maria da Conceição Xavier de |
Segundo membro da banca: | Mota, Antonio Raimundo Sousa |
Resumo: | A base de referência desta dissertação é a Comissão de Ensino Religioso do estado do Rio Grande do Norte (CER-RN) nos seus 39 anos de existência. Nesse percurso, buscou-se compreender como a instituição estudada faz surgir as ressonâncias do sagrado nas entrelinhas dos eixos temáticos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). A pesquisa valeu-se de consultas a fontes documentais da Secretaria Estadual de Educação, do estudo dos subsídios produzidos pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e de entrevistas com membros da comissão. O sagrado aparece como uma dimensão humana capaz de inspirar o desabrochar de atitudes como temperança, prudência, tolerância, resistência e perseverança, sabedorias necessárias à formação do sujeito responsável. |
Abstract: | La base de referencia de esta tesis es la Comissão de Ensino Religioso del estado de Rio Grande do Norte (CER-RN) en sus 39 años de existencia. En el curso del trabajo, se ha buscado comprender como la institución investigada hace surgir las resonancias del sagrado ente las líneas de los ejes temáticos previstos en los Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). La investigación utilizó como referencial metodológico consultas a fuentes documentales de la Secretaria Estadual de Educação, estudio de los subsidios producidos por el Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) y entrevistas con miembros de la comisión. El sagrado aparece como una dimensión humana capaz de inspirar el florecer de actitudes como templanza, prudencia, tolerancia, resistencia y perseverancia, sabidurías necesarias a la formación del sujeto responsable. |
Palavras-chave: | ensino religioso escolar - ética Sagrado, O identidade - aspectos religiosos sociologia cristã virtudes cristianismo dissertações religious instruction - ethics Holy, The identity - religious aspects sociology christian virtues christianity dissertations |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Religião |
Programa: | Mestrado em Ciências da Religião |
Citação: | OLIVEIRA, Josineide Silveira de. O sagrado como semeador de estratégias do viver. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/328 |
Data de defesa: | 3-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Religiao |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertacao_josineide.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.