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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Josineide Silveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5439210347544379por
dc.contributor.advisor1Libório, Luiz Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889916979419619por
dc.contributor.referee1Almeida, Maria da Conceição Xavier de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9961862139964562por
dc.contributor.referee2Mota, Antonio Raimundo Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6259918742025457por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:34Z-
dc.date.available2012-12-11-
dc.date.issued2012-08-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Josineide Silveira de. O sagrado como semeador de estratégias do viver. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/328-
dc.description.resumoA base de referência desta dissertação é a Comissão de Ensino Religioso do estado do Rio Grande do Norte (CER-RN) nos seus 39 anos de existência. Nesse percurso, buscou-se compreender como a instituição estudada faz surgir as ressonâncias do sagrado nas entrelinhas dos eixos temáticos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). A pesquisa valeu-se de consultas a fontes documentais da Secretaria Estadual de Educação, do estudo dos subsídios produzidos pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e de entrevistas com membros da comissão. O sagrado aparece como uma dimensão humana capaz de inspirar o desabrochar de atitudes como temperança, prudência, tolerância, resistência e perseverança, sabedorias necessárias à formação do sujeito responsável.por
dc.description.abstractLa base de referencia de esta tesis es la Comissão de Ensino Religioso del estado de Rio Grande do Norte (CER-RN) en sus 39 años de existencia. En el curso del trabajo, se ha buscado comprender como la institución investigada hace surgir las resonancias del sagrado ente las líneas de los ejes temáticos previstos en los Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). La investigación utilizó como referencial metodológico consultas a fuentes documentales de la Secretaria Estadual de Educação, estudio de los subsidios producidos por el Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) y entrevistas con miembros de la comisión. El sagrado aparece como una dimensión humana capaz de inspirar el florecer de actitudes como templanza, prudencia, tolerancia, resistencia y perseverancia, sabidurías necesarias a la formación del sujeto responsable.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_josineide.pdf: 1902681 bytes, checksum: 8b5a0cf2633f112596b53ceacc1c7e9b (MD5) Previous issue date: 2012-08-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino religioso escolar - éticapor
dc.subjectSagrado, Opor
dc.subjectidentidade - aspectos religiosospor
dc.subjectsociologia cristãpor
dc.subjectvirtudespor
dc.subjectcristianismopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreligious instruction - ethicseng
dc.subjectHoly, Theeng
dc.subjectidentity - religious aspectseng
dc.subjectsociology christianeng
dc.subjectvirtueseng
dc.subjectchristianityeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO sagrado como semeador de estratégias do viverpor
dc.typeDissertaçãopor
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