Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/335
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino religioso em Boa Vista - RR na perspectiva do sentido da vida : abordagem frankliana
Autor: Araújo, Jacilda Barreto de 
Primeiro orientador: Libório, Luiz Alencar
Primeiro membro da banca: Mota, Antonio Raimundo Sousa
Segundo membro da banca: Aquino, Thiago Antonio Avellar de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar se o Ensino Religioso está contribuindo na formação dos adolescentes na sua totalidade, embasados nos pressupostos teóricos da abordagem frankliana que compreende o ser humano nos aspectos bio-psicossocial afetivo, axiológico e espiritual, com ênfase em quatro áreas a saber: sentido da vida, sofrimento, trabalho, amor e sexo. Procurou-se descobrir os sentimentos que os adolescentes vivenciam na pós-modernidade e o que fazem para vencer essa situação denominada crise de sentido. O como dar sentido à vida foi a chave da pesquisa fundamentada em Viktor Frankl e Paulo Freire. Foram feitos paralelos de suas teorias incluindo as diversas dimensões da adolescência no contexto do Ensino Religioso na perspectiva de descobrir a construção do sentido da vida. Sugeriram-se ideias metodológicas a serem utilizadas nas aulas do Ensino Religioso que possam contribuir no desenvolvimento espiritual do aluno na perspectiva de formar futuros adultos capazes de reconhecer a si próprios e aos outros.
Abstract: This paper aims to examine whether the Religious Studies is contributing to the formation of teenagers in their entirety grounded in the theoretical approach frankliana comprising the human bio psychosocial affective, axiological and spiritual aspects focusing on four areas namely: meaning of life, suffering, work, love and sex. We sought to discover the feelings that teens experience in postmodernity and what they do to overcome this situation called crisis of meaning. The "how to give meaning to life" was the key to the research based on Viktor Frankl and Paulo Freire. Were made parallel theories including the various dimensions of adolescence in the context of Religious Studies from the perspective of the construction discover the meaning of life. Methodological ideas have been suggested for use in Religious Studies lessons that can contribute in the spiritual development of the student from the perspective of forming future adults capable of recognizing themselves and others.
Palavras-chave: ensino religioso - Boa Vista (RR)
dissertações
religious education - Boa Vista (RR)
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: ARAÚJO, Jacilda Barreto de. O ensino religioso em Boa Vista - RR na perspectiva do sentido da vida : abordagem frankliana. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/335
Data de defesa: 14-Mar-2013
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
jacilda_barreto_araujo.pdf571,49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.