Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Eraldo Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5092288671623261por
dc.contributor.advisor1Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338652376910655por
dc.contributor.referee1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791943760545079por
dc.contributor.referee2Silva, Severino Vicente da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9434033021122938por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:41Z-
dc.date.available2014-01-23-
dc.date.issued2014-01-06-
dc.identifier.citationTAVARES, Eraldo Ribeiro. Cangaceiros e devotos : religiosidade no movimento do cangaço (Nordeste brasileiro, 1900-1940). 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/342-
dc.description.resumoTido como um facínora, homem sem piedade, bandido sanguinário, monstro e até como a própria encarnação do diabo, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, marcou a história do Nordeste e até a do Brasil, com seus longos vinte anos de correrias e crimes pelo sertão nordestino. Este trabalho mostra o que poucas pessoas sabem e poucos pesquisadores se dedicaram a desvendar: o cangaceiro Lampião, juntamente com os outros membros do seu bando, desenvolveu outro lado da sua existência como ser - a questão da sua religiosidade. Como a maioria dos sertanejos praticantes do chamado catolicismo popular, Lampião, mantinha relação com anjos e santos, rezava todos os dias e acreditava em forças ocultas e em sonhos. Nunca buscou fugir às regras em que foi educado desde criança pela sua mãe e pela sua avó que foram as responsáveis pela sua formação religiosa. Era devoto de alguns santos, em especial de Nossa Senhora da Conceição. Tinha como hábito realizar missas improvisadas sempre acompanhado dos demais cangaceiros que viviam sob seu comando. Isso funcionava como fator de respeito e servia para amenizar possíveis sofrimentos da alma que pairassem sobre eles. Assim, a questão da religiosidade dentro do cangaço torna-se fundamental para enriquecer a temática na qual, volta e meia os interessados se deparam com novas obras. Todavia, elas não tocam exclusivamente na questão da vivência religiosa do bando. Muitos trabalhos já foram publicados sobre o cangaço e, em especial, sobre Lampião. Sendo mais uma, esta dissertação foi escrita com a finalidade de contribuir para alargar a visão sobre o fenômeno do cangaço, em especial utilizando os elementos das Ciências da Religião para entender um pouco mais sobre a questão da religiosidade na pessoa de Lampião e dos cangaceiros que viveram em sua órbita de comando.por
dc.description.abstractKnown as a criminal, man of no mercy, a blood kille , monster and even as the own encarnation of the devil, Virgulino Ferreira da Silva, marked the History of the northeast region of Brazil and even the brasilian one, with his long twenty runaway years and crimes through the northeast sertão region of Brazil. This work shows what few people know and just a few researchers dedicated themselves to unveil: The Cangaceiro Lampião, whom altogether with the other members of his group, developed the other side of the existence as a being the issue of his religiosity. As most of the northeast people who practise the so called popular catholicism, Lampião, kept his relationship with angels and saintmen, he prayed every day and had his beliefs in ocult forces and in dreams. He never tried to get away with the rules on which he was upbrought since he was a kid, which were imposed by his mother and grandmother, who were the responsilble ones for his religious education. He was devoted for some saintmen, in special Hail Mary of Conception (Nossa Senhora da Conceição). He had the habit of saying last minute catholic masses along with his partners, who are known as cangaceiro, and who lived under his laws. That worked as a respect sign and served to diminish the possible sufferings of the soul that could float over them. Then, the question of religiosity inside the cangaço turns into a fundamental thing to enrich the thematic in which, now and then, the interested ones would have to face with new works. However, they do not mention exclusively the question of the religious life of the group or as known the gang. many works about the cangaço have been published, and especially about Lampião, being one more this essay was written with the purpose of contributing with the expanding of the view about the cangaço phenomenon, in special using the elements of the Religious Sciences to understand a little more about the religious life of Lampíão and also of his partners, the cangaceiros who lived under his orbit and command.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 eraldo_ribeiro_tavares.pdf: 1006263 bytes, checksum: 63c5ddf8fdf0b3063870fe6a8afb3e5e (MD5) Previous issue date: 2014-01-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLampião, 1900-1938por
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreligiosidade popular - Brasil, Nordestepor
dc.subjectcangaceiros - Brasil, Nordeste - aspectos religiosospor
dc.subjectdissertationseng
dc.subjectpopular religiosity - Brazil, Northeasteng
dc.subjectcangaceiros - Brazil, Northeast - religious aspectseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleCangaceiros e devotos : religiosidade no movimento do cangaço (Nordeste brasileiro, 1900-1940)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
eraldo_ribeiro_tavares.pdf982,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.