Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/346
Tipo do documento: Dissertação
Título: (Im)passes do ensino religioso em Pernambuco : história, formação e perfil do docente da rede pública estadual no Recife
Autor: Lima, Wellcherline Miranda 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, Aurenéa Maria de
Segundo membro da banca: Silva, Drance Elias da
Resumo: A presente dissertação, relacionada à linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, pretende analisar os (im)passes do Ensino Religioso em Pernambuco dentro do seu processo histórico, focando na formação docente e identificando o perfil da aplicação pedagógica do ER, enquanto área de conhecimento e da formação básica e cidadã (pela LDBEN nº 9394/1996 e sua modificação na Lei nº 9475/1997). Os modelos teóricos do ER aplicados pelos docentes e suas adequações nas propostas da Rede de Ensino Estadual de Pernambuco, em especial no Recife, serão considerados na investigação. O percurso da metodologia foi adotado através da análise qualitativa, envolvendo a pesquisa teórica e histórica do Ensino Religioso no contexto sociopolítico brasileiro e no contexto regional pernambucano. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo com os docentes do ER, todos da rede pública estadual de Pernambuco, através de entrevista semi-estruturada e questionário, para conhecer o seu perfil e suas concepções sobre a formação e a docência nessa área. Por fim, com base na literatura das Ciências da Religião, foram levantadas questões e sugestões pedagógicas a fim de assegurar aos educandos das escolas públicas o acesso ao conhecimento religioso produzido pela humanidade, contribuindo para o respeito à diversidade cultural pernambucana.
Abstract: This dissertation research line related to Brazilian Religious Field, intends to analyze the (im) passes Religious Education in Pernambuco within its historical process, focusing on teacher training and identifying the profile of the pedagogical pplication of the ER, while the area of knowledge and basic training and citizen (by LDBEN No 9394/1996 and its amendment by Law No. 9475/1997). Theoretical models of ER applied by teachers and their adaptations in the proposed Education Network State of Pernambuco, Recife in particular, will be considered in the investigation. The route of the methodology was adopted by qualitative analysis, involving theoretical and historical context of Religious Education in the Brazilian socio-political and regional context in Pernambuco. Then, we carried out a field study with teachers of the ER, all the public schools in Pernambuco, through semi-structured questionnaire to know their profile and their conceptions of teaching and training in this area. Finally, based on the literature of the Science of Religion, questions were raised and suggestions to ensure teaching to students in public schools access to religious knowledge produced by humankind, contributing to the respect for cultural diversity Pernambuco.
Palavras-chave: ensino religioso - Pernambuco
escolas públicas - Pernambuco
dissertações
religious education - Pernambuco
public schools - Pernambuco
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: LIMA, Wellcherline Miranda. (Im)passes do ensino religioso em Pernambuco : história, formação e perfil do docente da rede pública estadual no Recife. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/346
Data de defesa: 3-Abr-2013
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
wellcherline_miranda_lima_parte1.pdf28,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.