Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Wellcherline Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4864658242944705por
dc.contributor.advisor1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791943760545079por
dc.contributor.referee1Oliveira, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282por
dc.contributor.referee2Silva, Drance Elias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743852075738987por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:43Z-
dc.date.available2014-03-31-
dc.date.issued2013-04-03-
dc.identifier.citationLIMA, Wellcherline Miranda. (Im)passes do ensino religioso em Pernambuco : história, formação e perfil do docente da rede pública estadual no Recife. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/346-
dc.description.resumoA presente dissertação, relacionada à linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, pretende analisar os (im)passes do Ensino Religioso em Pernambuco dentro do seu processo histórico, focando na formação docente e identificando o perfil da aplicação pedagógica do ER, enquanto área de conhecimento e da formação básica e cidadã (pela LDBEN nº 9394/1996 e sua modificação na Lei nº 9475/1997). Os modelos teóricos do ER aplicados pelos docentes e suas adequações nas propostas da Rede de Ensino Estadual de Pernambuco, em especial no Recife, serão considerados na investigação. O percurso da metodologia foi adotado através da análise qualitativa, envolvendo a pesquisa teórica e histórica do Ensino Religioso no contexto sociopolítico brasileiro e no contexto regional pernambucano. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo com os docentes do ER, todos da rede pública estadual de Pernambuco, através de entrevista semi-estruturada e questionário, para conhecer o seu perfil e suas concepções sobre a formação e a docência nessa área. Por fim, com base na literatura das Ciências da Religião, foram levantadas questões e sugestões pedagógicas a fim de assegurar aos educandos das escolas públicas o acesso ao conhecimento religioso produzido pela humanidade, contribuindo para o respeito à diversidade cultural pernambucana.por
dc.description.abstractThis dissertation research line related to Brazilian Religious Field, intends to analyze the (im) passes Religious Education in Pernambuco within its historical process, focusing on teacher training and identifying the profile of the pedagogical pplication of the ER, while the area of knowledge and basic training and citizen (by LDBEN No 9394/1996 and its amendment by Law No. 9475/1997). Theoretical models of ER applied by teachers and their adaptations in the proposed Education Network State of Pernambuco, Recife in particular, will be considered in the investigation. The route of the methodology was adopted by qualitative analysis, involving theoretical and historical context of Religious Education in the Brazilian socio-political and regional context in Pernambuco. Then, we carried out a field study with teachers of the ER, all the public schools in Pernambuco, through semi-structured questionnaire to know their profile and their conceptions of teaching and training in this area. Finally, based on the literature of the Science of Religion, questions were raised and suggestions to ensure teaching to students in public schools access to religious knowledge produced by humankind, contributing to the respect for cultural diversity Pernambuco.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 wellcherline_miranda_lima_parte1.pdf: 29035566 bytes, checksum: af6e165cdf0e696ef0d0816b1027557c (MD5) Previous issue date: 2013-04-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino religioso - Pernambucopor
dc.subjectescolas públicas - Pernambucopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreligious education - Pernambucoeng
dc.subjectpublic schools - Pernambucoeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.title(Im)passes do ensino religioso em Pernambuco : história, formação e perfil do docente da rede pública estadual no Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
wellcherline_miranda_lima_parte1.pdf28,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.