Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/347
Tipo do documento: Dissertação
Título: Religião e mercado em Juazeiro do Norte : expressão do sagrado e do consumo religioso na terra do meu "Padim"
Autor: Andrelino, Paulo Cesar de Lima 
Primeiro orientador: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Primeiro coorientador: Marques, Luiz Carlos Luz
Primeiro membro da banca: Aguiar, Sylvana Maria Brandão de
Segundo membro da banca: Silva, Drance Elias da
Resumo: O trabalho se propôs a fazer uma análise crítica acerca do envolvimento direto da pessoa do romeiro com uma realidade de comércio na cidade de Juazeiro do Norte, onde o visitante torna-se significativa moeda de valor. Acima de tudo, é buscado o lucro, o que se permite fazer uma leitura do romeiro não como uma criatura, mas como um referencial de valor monetário, enredado no mercado consumista que se entrelaça entre mercadorias e pessoas que visam apenas as vantagens financeiras. As lojas, hospedarias e todos os demais estabelecimentos comerciais almejam os tão esperados períodos de romaria, na certeza de garantir uma estabilidade econômica até o próximo evento que marca o calendário das idas à terra do Padre Cícero. Embora a fé e o mercado se misturem, o romeiro, devoto de fato, busca o sagrado utilizando-se de variados percursos e ritos para agradecer alguma graça alcançada em tempos precedentes. As igrejas da cidade favorecem os romeiros com celebrações ininterruptas, embora também elas abram seus cofres para que neles se materializem os sentimentos dos romeiros agradecidos. A pompa, muitas vezes presenciada nas missas celebradas com os romeiros, permite que eles percebam ser o templo-igreja o lugar onde de forma mais fácil Deus ouve suas preces e rogos. Por isso, a pesquisa se pautou por refletir tal realidade, analisando com prudência e lógica criteriosa, as posturas dos romeiros, do mercado e da Igreja Católica frente à relação entre o sagrado manifesto na prática das romarias e o profano personificado no consumo dos objetos, sacros ou não, expostos no mercado da ―cidade santa‖.
Abstract: The work aimed to make a critical analysis of the direct involvement of the person with the pilgrim trade a reality in the city of Juazeiro, where the visitor becomes significant amount of money. Above all, profit is sought, which allows to do a reading of the pilgrim not a creature, but as a benchmark for monetary value, enmeshed in consumerist market that is interwoven between goods and people who seek only the financial benefits. The shops, hostels and all other commercial establishments crave the long-awaited pilgrimage periods, certain guarantee economic stability until the next event that marks the timing of trips to the land of Father Cicero. Though faith and market mix, the pilgrim, devotee of fact, the sacred quest using a variety of routes and rituals to thank some grace achieved in previous times. The churches of the city favor the pilgrims with nonstop celebrations, although they also open their coffers for them to materialize the feelings of grateful pilgrims. The pomp often witnessed in Masses celebrated with the pilgrims allows them to perceive to be the temple-church where more easily God hears your prayers and entreaties. Therefore, the research is guided by reflecting this reality, analyzing prudently and judiciously logic, the attitudes of the pilgrims, the market and the Catholic Church opposite the relationship between the sacred - manifest in the practice of pilgrimages - and profane - personified in the consumption of objects, sacred or not, the market exposed the "holy city".
Palavras-chave: dissertações
Juazeiro do Norte (CE) - condições econômicas
Cícero, Padre, 1844-1934
romaria - Juazeiro do Norte (CE)
religiosidade popular - Juazeiro do Norte (CE)
dissertations
Juazeiro (CE) - economic conditions
Cicero, Father, 1844-1934
pilgrimage - Juazeiro (CE)
popular religiosity - Juazeiro (CE)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: ANDRELINO, Paulo Cesar de Lima. Religião e mercado em Juazeiro do Norte : expressão do sagrado e do consumo religioso na terra do meu "Padim". 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/347
Data de defesa: 5-Ago-2013
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
paulo_cesar_lima_andrelino.pdf42,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.