Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Cícero Lopes da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4925206521327666 | por |
dc.contributor.advisor1 | Aragão, Gilbraz de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2791943760545079 | por |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Carlos André Macêdo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7764634726743516 | por |
dc.contributor.referee2 | Libório, Luiz Alencar | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2889916979419619 | por |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T18:12:47Z | - |
dc.date.available | 2014-05-28 | - |
dc.date.issued | 2013-10-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cícero Lopes da. Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/350 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa discutir a pertinência do Ensino Religioso na escola pública e laica do Brasil. Num primeiro momento desenvolve-se uma análise histórico-crítica da trajetória e evolução do Ensino Religioso nas escolas públicas do país, destacando, sobretudo, a relação Igreja e Estado, a Legislação Nacional e as linhas pedagógicas subjacentes ao processo. No segundo capítulo trabalha-se com João Décio Passos e Afonso Soares, que nos indicam três modelos de Ensino Religioso presentes no Brasil, o Catequético, Teológico e das Ciências da Religião, onde se analisa a proposta de adotar o modelo das Ciências da Religião como a melhor opção para sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso na escola pública do país hoje. Por fim, defende-se a necessidade de um modelo mais integral para o estudo do fenômeno religioso através da abordagem transdisciplinar de Edgar Morin e Basarab Nicolescu, tendo em vista a formação dos estudantes numa perspectiva de integralidade e cidadania, conforme expresso no artigo 33 da LDB nº 9.394/96, com a nova redação do Artigo 33. | por |
dc.description.abstract | This research aims to discuss the relevance of religious education in public schools and secular Brazil. At first develops an analysis of the historical-critical trajectory and evolution of religious education in public schools in the country, highlighting especially the relationship Church and State, National Legislation and lines underlying the pedagogical process. In the second chapter we work with João Décio Passos e Afonso Soares, we suggest three models of Religious Education present in Brazil, the Catechism, the Theological and Religious Studies, which examines the proposal to adopt the model of the Sciences of Religion as the best option to sustain pedagogical and epistemological autonomy of religious education in public schools in the country today. Finally, it is argued the need for a more comprehensive model for the study of religious phenomena through the transdisciplinary approach of Edgar Morin and Basarab Nicolescu, aimed at training the students a perspective of wholeness and citizenship, as expressed in Article 33 of LDB No. 9.394/96, with the new wording of Article 33. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-01T18:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cicero_lopes_silva.pdf: 484736 bytes, checksum: bfec2d133d49a0efdc5c5990ffe85b2a (MD5) Previous issue date: 2013-10-02 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Ciências da Religião | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Religião | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino religioso - Brasil | por |
dc.subject | escolas públicas | por |
dc.subject | Nablus - condições econômicas | por |
dc.subject | leigos (Religião) - Brasil | por |
dc.subject | Nablus - condições sociais | por |
dc.subject | ensino religioso escolar | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | dissertações | por |
dc.subject | religious education - Brazil | eng |
dc.subject | public schools | eng |
dc.subject | Nablus - economic conditions | eng |
dc.subject | lay (religion) - Brazil | eng |
dc.subject | Nablus - social conditions | eng |
dc.subject | religious instruction | eng |
dc.subject | education | eng |
dc.subject | dissertations | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.title | Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Religiao |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
cicero_lopes_silva.pdf | 473,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.