Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPenteado, Luiz Gonzaga Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7649338805114397por
dc.contributor.advisor1Malzoni, Cláudio Vianney-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779021954445355por
dc.contributor.referee1Strieder, Inácio Reinaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9825349818582556por
dc.contributor.referee2Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791943760545079por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:50Z-
dc.date.available2014-07-29-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationPENTEADO, Luiz Gonzaga Moura. O lugar da teologia é na universidade : a formação de teólogos na Universidade Católica de Pernambuco, desafios e perspectivas. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/359-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou o processo de formação de teólogos na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. A análise partiu do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Teologia (PPTEO-2013), e da avaliação realizada com um grupo de 10 estudantes, estabelecendo-se os possíveis caminhos de adequação desta proposta de formação à realidade vigente. A pesquisa está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta o significado da teologia enquanto ciência na atualidade, bem como rememora o processo histórico e as discussões sobre o Reconhecimento e Credenciamento de cursos de teologia pelo Ministério da Educação no Brasil. Ainda neste capítulo é relatada a caminhada histórica da formação de teólogos católicos na Arquidiocese de Olinda e Recife. O segundo capítulo percorre os passos epistemológicos de Santos (1997), Morin (2000, 2003, 2005, 2007), Cunha (1998), Vaz (2002) e Geffré (2009) buscando uma reflexão capaz de auxiliar uma leitura contemporânea do conhecimento científico, sobretudo com relação à formação e o fazer teológico na atualidade. O terceiro e último capítulo analisa o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Teologia da UNICAP e os discursos dos seus discentes. Em conclusão, compreende-se que o grande desafio do curso de bacharelado em teologia da UNICAP é preparar teólogos e teólogas capazes de assumir com coerência crítica, dialógica, firmeza acadêmica e extrema sensibilidade cristã, os grandes dilemas vividos no século XXI.por
dc.description.abstractThis research examined the process of training of theologians at Catholic University of Pernambuco - UNICAP . The analysis started from the Pedagogical Project of Bachelor of Theology ( PPTEO 2013 ) and the evaluation performed with a group of 10 students , establishing possible ways to adapt this proposal to form the current reality . The research is divided into three chapters . The first chapter introduces the significance of theology as a science in the news and recalls the historical process and the discussions on the Recognition and Accreditation of theology courses by the Agency of the Federal Government of Education in Brazil. Although this chapter is reported to walk the historic formation of Catholic theologians in the Archdiocese of Olinda and Recife . The second chapter goes through the epistemological steps of Santos (1997 ) , Morin ( 2000, 2003 , 2005, 2007 ) , Cunha (1998 ) , Vaz (2002 ) and Geffré (2009 ) to a reflection capable of assisting a contemporary reading of scientific knowledge especially with regard to training and theological doing today. The third and final chapter examines the pedagogical project of Bachelor Theology on the University Catholic of Pernambuco and speeches of their students . In conclusion, it is understood that the great challenge of the Bachelor in Theology from University Catholic of Pernambuco is preparing theologians able to take criticism with consistency , dialogical , academic Christian firmness and extreme sensitivity , the great dilemmas in the XXI century.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luiz_gonzaga_moura_penteado.pdf: 389467 bytes, checksum: f9402ef5cc70c34a986b96bee0eb5f13 (MD5) Previous issue date: 2014-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectteologia - educação - Recife (PE)por
dc.subjectensino superior - Recife (PE)por
dc.subjectteologia - estudo e ensinopor
dc.subjectUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.subjectdissertationseng
dc.subjecttheology - education - Recife (PE)eng
dc.subjecthigher education - Recife (PE)eng
dc.subjecttheology - study and teachingeng
dc.subjectCatholic University of Pernambucoeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO lugar da teologia é na universidade : a formação de teólogos na Universidade Católica de Pernambuco, desafios e perspectivaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Ciencias da Religiao



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.