Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Constantino Jose Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7004244655814185por
dc.contributor.advisor1Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791943760545079por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Drance Elias da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743852075738987por
dc.contributor.referee1Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850por
dc.contributor.referee2Libório, Luiz Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889916979419619por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:53Z-
dc.date.available2015-05-07-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/369-
dc.description.resumoA presente dissertação está relacionada ao mestrado de ciências da religião, à linha de pesquisa: campo religioso brasileiro, cultura e sociedade. Ela tem como propósito analisar as Representações Sociais das religiões afro-brasileiras, apresentadas por estudantes de três Escolas de Referência da Rede Pública Estadual de Pernambuco, localizadas na região norte da cidade do Recife. As religiões afro-brasileiras foram geradas historicamente no processo de enfrentamento com o colonizador português e escravocrata, resultando num processo de reelaboração e ressignificação religiosa como saída para preservação das religiões minoritárias de negros e nativos. Para contextualizar historicamente as religiões afrobrasileiras, utilizamos como pesquisa bibliográfica, a produção de conhecimentos da história, da antropologia, da sociologia e da psicologia social, visando compreender como essas religiões foram concebidas no passado e ressignificadas no presente. Esta é uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva. Assim, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos dezoito entrevistados para analisar o que pensam os estudantes sobre as religiões afro-brasileiras, bem como aos três coordenadores pedagógicos das três escolas com o objetivo de analisar o cumprimento das ações recomendados pela Lei 10.639/2003 que trata da História e Cultura Afro-Brasileira, indicando um trabalho de desconstrução e combate ao preconceito étnico-racial e religioso. A análise dos dados coletados foi realizada através da análise de discurso. Como resultado, espera-se contribuir para a problematização da abordagem das religiões afro-brasileiras representadas pelos estudantes da escola pública estadual de Pernambuco, ampliando no Programa de Educação Integral de Pernambuco a valorização da educação na dimensão religiosa e espiritual, fortalecendo a concepção de educação crítica e emancipadora de estereótipos, preconceitos e discriminações religiosas, e, assim, possibilitar a construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde a diversidade e o diálogo interreligioso possam ser respeitados.por
dc.description.abstractThis thesis is related to the master of religious studies, the research line: Brazilian religious field, culture and society. It aims to analyze the social representations of african-Brazilian religions, presented by students from three schools of the State Public Reference Network of Pernambuco, located in the northern region of the city of Recife. The african-Brazilian religions were historically generated in coping with the Portuguese colonizers and slave process, resulting in a process of reworking and reinterpretation as a religious outlet for preservation of minority religions of blacks and natives. To historically contextualize the african-Brazilian religions, used as bibliographical research, the production of knowledge of history, anthropology, sociology and social psychology, to understand how these religions were designed in the past and re-signified in this. This is a field research, qualitative and descriptive. Thus, data collection was conducted through emistructured interviews, applied to eighteen respondents to be analyzed what students think about the african-Brazilian religions as well as the three coordinators of the three schools in order to examine the performance of actions recommended by law 10.639/2003, which deals with the history and Afro-Brazilian Culture, indicating a work of deconstruction and combating ethnic and racial and religious prejudice. The data analysis was performed by analyzing discourse. As a result, it is expected to problematize the approach of african-Brazilian religions represented by students from state school in Pernambuco, expanding the program Integral Education of Pernambuco valuing education in religious and spiritual dimension, strengthening the concept of education critical and emancipatory stereotypes, prejudice and religious discrimination, and thereby enable building of a more just and democratic society, where diversity and interreligious dialogue can be respected.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 constantino_jose_bezerra_melo.pdf: 800976 bytes, checksum: 6b714b6d44aafc9d8c2f7ece50a520a3 (MD5) Previous issue date: 2015-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcultos afro-brasileirospor
dc.subjectcandomblé - Recife (PE)por
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjectcultura afro-brasileira - análise do discursopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectafrican-brazilian cultseng
dc.subjectcandomblé - Recife (PE)eng
dc.subjectsocial representationseng
dc.subjectafrican-brazilian culture - discourse analysiseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleRepresentações sociais das religiões afro-brasileiras: o que pensam os estudantes das escolas estaduais de referência da cidade do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
constantino_jose_bezerra_melo.pdf782,2 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.