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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Sebastião Hugo Brandão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2511182719855807por
dc.contributor.advisor1Silva, Drance Elias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743852075738987por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sergio Sezino Douets-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339279132579440por
dc.contributor.referee2Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:53Z-
dc.date.available2015-05-26-
dc.date.issued2015-01-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/371-
dc.description.resumoPartimos nesta pesquisa tentando entender parte do pensamento de Friedrich Nietzsche: sua crítica à Religião cristã, no tocante a seu discurso acerca da morte de Deus , e a recepção da sua filosofia no cenário religioso pós-moderno. Buscamos apresentar o seu discurso da morte de Deus partindo da obra Gaia Ciência, discurso que relaciona-se com a desvalorização do mundo metafísico e a perda de crédito no Deus cristão. A fé em Deus perdeu plausibilidade, instaurando o niilismo. Problematizamos a crítica de Nietzsche a Religião cristã, mas, sobretudo, crítica à cultura de sua época. Ele critica uma sociedade edificada sob o ideário cristão que está amparado em uma moral que, por séculos, foi usada como mecanismo de domínio e manutenção de poder. Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo. Nesta pesquisa analisamos alguns aspectos da Religião na pós-modernidade e a recepção do pensamento de Nietzsche neste cenário. Hoje, com a pós-modernidade, a Religião, ao menos suas representações institucionais, tornou-se coadjuvante no debate sobre temas relevantes, porém, a humanidade prossegue vivendo dimensões religiosas, cada vez mais particulares e subjetivas. Dialogamos no decorrer da pesquisa com vários autores que discorrem sobre a Religião na pósmodernidade de forma positiva e que, de alguma forma, dialogam com Nietzsche. Com a pós-modernidade e seu processo de secularização, a Religião não se encerra, ao contrário, ela ressurge e se difunde. Mesmo não tendo o protagonismo que exercia antes, a Religião continua exercendo papel importante na pós-modernidade, estando presente em todas as áreas do desenvolvimento humano.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sebastiao_hugo_brandao_lima.pdf: 1454826 bytes, checksum: 563ca2b8873b1420e81b94a9fa5a8d22 (MD5) Previous issue date: 2015-01-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsecularização (teologia)por
dc.subjectcristianismopor
dc.subjectpós-modernidadepor
dc.subjectfilosofia e religiãopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectsecularization (theology)eng
dc.subjectchristianityeng
dc.subjectpostmodernityeng
dc.subjectphilosophy and religioneng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA crítica de Nietzsche à religião cristãpor
dc.typeDissertaçãopor
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