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dc.creatorGomes, Andréa Caselli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820383113978215por
dc.contributor.advisor1Campos, Zuleica Dantas Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533900166385959por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sergio Sezino Douets-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339279132579440por
dc.contributor.referee2Nascimento, Luis Felipe Rios do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817218308880476por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:54Z-
dc.date.available2015-07-01-
dc.date.issued2015-06-11-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/373-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe enfoque sobre uma recente mudança nas formas de religiosidade das casas de candomblé da região metropolitana do Recife: o culto às Iami, entidades femininas presentes na mitologia iorubá. Desde o início do século XXI, o culto originalmente secreto e exclusivamente feminino às entidades ancestrais designadas como Iami tem sido assunto polêmico e controverso entre os adeptos das religiões afro-brasileiras, principalmente entre os que buscam a reafricanização em suas vivências religiosas. No estado de Pernambuco há templos e adeptos que exercem esse culto deliberadamente, muitas vezes sem conhecer profundamente suas raízes tradicionais; observa-se um resgate contemporâneo de uma atividade que há muito tempo perdeu seu significado original, visto que as novas práticas acarretam recentes elaborações de mito e de rito sobre o aspecto feminino. A referida atividade vem sendo adotada e explorada por homens, sendo eles os responsáveis pela recente popularização do culto, principalmente entre os novos adeptos. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a bibliografia histórica sobre o tema, a literatura de lendas e mitos coletados por etnógrafos e referências por autores das áreas da antropologia, da história, e da psicologia; a garantir que a pesquisa tenha caráter transdisciplinar e que favoreça o diálogo inter-religioso. O material foi sistematizado em um referencial teórico fundamentado nas concepções do antropólogo Gilbert Durand sobre imaginário, do antropólogo Nestor Garcia Canclini sobre hibridismo cultural e do etnólogo Pierre Verger sobre ancestralidade iorubá. Foram verificadas, através de pesquisas qualitativas, as origens e influências que resultaram neste fenômeno, e igualmente os fatores sociais que possibilitaram seu surgimento e sua rápida expansão, entre as quais se incluem o resgate do axé feminino e a formação de novas identidades na religiosidade afro-brasileira em um contexto pós-moderno de rápida transformação.por
dc.description.abstractThis paper proposes a focus on the recent change in the forms of candomblé houses religion in the metropolitan region of Recife: the cult of Iami, female entities present in the Yoruba mitology. Since the beginning of the XXI century; worship, originally secret and exclusively female ancestors to entities designated as Iami, has been controversial and divisive issue among fans of african-brazilian religions, especially among those seeking reafricanization in their religious experiences. In Pernambuco there are temples and cult followers who carry this deliberately, often without knowing their deep traditional roots; observed contemporary rescue of an activity that has long lost its original meaning, since the new practices entail recent elaborations of myth and ritual on the feminine aspect. Such activity has been adopted and exploited by male fans; they are responsible for the recent popularity of the cult, especially among young fans. The methodological tools used were the historical literature on the topic, the literature legends and myths collected by ethnographers and references by authors from the fields of anthropology, history, and psychology; to ensure that the research has transdisciplinary nature and promotes interfaith dialogue. The material was systematized in a theoretical framework grounded in conceptions of the anthropologist Gilbert Durand about imaginary anthropologist Nestor Garcia Canclini's about cultural hybridity and anthropologist Pierre Verger of Yoruba ancestry. Through qualitative research, were verified sources and influences that resulted in this phenomenon, and also the social factors that led to its emergence and its rapid expansion, including the rescue of female ax and the formation of new identities in African- Brazilian religion a postmodern context of rapid transformation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 andrea_caselli_gomes.pdf: 1456600 bytes, checksum: 222a8c4c4569373f31df490144d5dfcb (MD5) Previous issue date: 2015-06-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcultos afro-brasileiros - Recife (PE)por
dc.subjectcandomblé - Recife (PE)por
dc.subjectmitopor
dc.subjectlendaspor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectafrican-Brazilian cults - Recife (PE)eng
dc.subjectcandomblé - Recife (PE)eng
dc.subjectmytheng
dc.subjectlegendseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO culto à Oxorongá nos templos de candomblé: um fenômeno contemporâneo na cidade do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
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