Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/375
Tipo do documento: Dissertação
Título: Religião virtualizada: a oferta de bens simbólicos no percurso da religiosidade na internet
Autor: Silva Filho, Mariano Vicente da 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Campos, Zuleica Dantas Pereira
Segundo membro da banca: Ferreira, Alexandre Figueirôa
Resumo: A presente dissertação apresenta uma investigação da religião virtualizada com a oferta de bens simbólico-espirituais na internet, a partir da missão dos paulino, no site da Editora Paulus. O trabalho descreve a cibercultura com seu imaginário tecnológico, identificando como se reconstrói a religiosidade católica no ciberespaço; estuda as práticas de oferta de bens simbólicos e de conteúdos religiosos através das ferramentas tecnológicas on-line no site da Paulus; assim como, busca entender as lógicas, apelos e estratégias mercadológicas do oferecimento de produtos simbólico-espirituais nesse contexto do ciberespaço, em meio a uma religiosidade difusa e sincrética. Como procedimento metodológico, optou-se por abordagem qualitativa de recorte crítico, descritivo/interpretativo, além da revisão bibliográfica: observação estruturada e análise de site através da técnica da netnografia, complementada por uma hermenêutica transdisciplinar do seu conteúdo. Os resultados demonstram os elementos constitutivos da nova religiosidade na cibercultura interferindo no serviço de evangelização dessa Ordem religiosa católica. Esses resultados contribuem para estimular uma reflexão mais consciente sobre a religiosidade, bem como para fomentar o direito à religião esclarecida; além de subsidiar possíveis estratégias otimizadas para a oferta de bens simbólicos religiosos.
Abstract: This Dissertation presents a research concerning the virtualized religion through the symbolical-religious goods supply in the Internet, departing from the Pauline Congregation Members Mission in Paulus Publish House site. This work describes cyberculture with its technological imaginary figment, identifying the way how one rebuilds the catholic religiosity in cyberspace, it this work studies symbolical goods supply practices, through on line technological tools in Paulus site; as well as it this Work searches understanding the marketing logicians, appeals and strategies concerning the symbolical spiritual products supply in this cyberspace context amidst a diffused and syncretistic religiosity. As a methodological proceeding, one has chosen a critical outline, descriptive interpretative qualitative approach, besides the bibliographical observation: site structured observation and analysis through ethnography technics, complemented with its contents transdisciplinary hermeneutics. Its this Work results show up the new religiosity constituent elements in cyberculture, interfering in this Catholic Religious Order evangelization service. These results contribute for stimulating a more conscious reflection regarding to religiosity, as well as for fomenting the right to a more clarified religion, besides subsiding optimized possible strategies for religious symbolical goods supply.
Palavras-chave: computadores e civilização
ciberespaço
religião e cultura
internet (rede de computação) - aspectos religiosos
dissertações
computers and civilization
cyberspace
religion and culture
internet (computer network) - religious aspects
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/375
Data de defesa: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
mariano_vicente_silva_filho.pdf2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.