Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/389
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino religioso na escola pública em Boa Vista: uma contribuição epistemológica para formação do cidadão e da cidadania
Autor: Souza, Teresa Felismina de 
Primeiro orientador: Silva, Drance Elias da
Primeiro membro da banca: Marques, Luiz Carlos Luz
Segundo membro da banca: Oliveira, Aurenéa Maria de
Resumo: Esta Dissertação aborda as questões relacionadas ao Ensino Religioso nas escolas públicas em Boa Vista, como uma contribuição epistemológica para a formação do cidadão e da cidadania, sobre a sua aceitação ou negação dentro do ambiente escolar. O Ensino Religioso é uma disciplina pouco valorizada ainda nas escolas, porém a sua importância precisa ser compreendida de maneira mais eloquente, para que todos tenham conhecimento sobre a sua base e que valores e princípios podem trazer para a vida do cidadão. A visão da sociedade sobre o papel do Ensino Religioso para os alunos é algo que necessita ser mudado, é preciso seu reconhecimento perante o conjunto de outras áreas de conhecimento de tal igual valor enquanto um saber. Compreender a importância dos conteúdos trabalhados nesta disciplina possibilitará tanto os professores, como alunos e sociedade aprofundarem-se em relação a cada momento abordado neste processo. Saber que a referida disciplina não tem o intuito de catequizar os alunos ou instruí-los a seguir determinada religião, não é seu objetivo doutrinar qualquer pessoa. A pesquisa toma como referência empírica, duas escolas de Boa Vista RR. O estudo aprofundará, no primeiro momento, O Ensino Religioso nos contextos Teórico, Metodológico e Tópicos do Ensino Religioso no Brasil. No segundo momento, será analisado O Estado de Roraima e o Ensino Religioso , para que se possa conhecer como o trabalho com esta disciplina tem sido desenvolvido ao longo do tempo. E no terceiro momento, será abordada e estudada A relação entre professores e alunos com relação à Disciplina de Ensino Religioso . Para a pesquisa, inicialmente foram feitos estudos bibliográficos para que se pudesse conhecer como o Ensino Religioso chegou ao Brasil e quais seus fundamentos e diretrizes no contexto educacional Nacional. Posteriormente pesquisaram quais as primeiras manifestações educacionais religiosas no Estado de Roraima e depois se realizou um estudo de caso em duas escolas pública da capital, sobre qual a opinião de professores e alunos sobre a forma como esta disciplina vem sendo trabalhada, quais suas perspectivas, questionamentos e apontamentos que cada pesquisado expressa.
Abstract: This dissertation deals with issues related to religious education in the public schools of Boa Vista, as an epistemological contribution to the training of citizens and citizenship, on their acceptance or denial within the school environment. Religious Education is a discipline still undervalued in schools, but its importance needs to be understood more eloquently, for everyone to have the knowledge on its base and that values and principles can bring to people's lives. The vision of society on the role of religious education for students is something that needs to be changed; it needs to be recognized by all the other knowledge areas such as of equal value and knowledge. Understanding the importance of the worked content in this discipline enables both teachers and students and the society, to deepen each time covered in this process. Knowing that such discipline is not meant to catechize students or instruct them to follow particular religion, it is not intended to indoctrinate anyone. The research takes as empirical reference, two schools of Boa Vista - RR. At first, In-depth study, "Religious Education in Theoretical contexts, Methodological and Religious Education Topics in Brazil"; in a second phase, will be analyzed "The State of Roraima and Religious Education", so that we can know how the work with this course has been developed over time. A third moment will be addressed and studied "The relationship between teachers and students in relation to Religious Education Discipline". For the research, they were initially made bibliographical studies so that they could know how the Religious Education arrived in Brazil and what its foundations and guidelines in the National educational context. Later it was researched which the first religious educational manifestations in the state of Roraima and then conducted a case study in two public schools of the capital, on what is the opinion of teachers and students on how this discipline has been worked, what their prospects questions and notes that each researched expressed.
Palavras-chave: ensino religioso (ensino fundamental)
cidadania
escolas públicas - Boa Vista (RR)
dissertações
religious education (elementary school)
citizenship
public schools - Boa Vista (RR)
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/389
Data de defesa: 28-Set-2015
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
teresa_felismina_souza.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.