Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Robervânia Santiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7746949748555875por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sergio Sezino Douets-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339279132579440por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ana Elizabeth Lisboa Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225779562778586por
dc.contributor.referee2Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338652376910655por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:12:57Z-
dc.date.available2016-05-04-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.citationBARRETO, Robervânia Santiago. A chegada do espiritismo kardecista a Boa Vista, a partir do Centro Espírita Lírio dos Vales. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/390-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo fazer um resgate histórico da chegada do Espiritismo Kardecista à cidade de Boa Vista, a partir do Centro Espírita Lírio dos Vales, situado na Avenida Ene Garcez, paralela com a Rua Cecília Brasil, no estado de Roraima, considerando que estudos dessa natureza se tornam importantes para que o conhecimento científico da religião possa promover a desmistificação de preconceitos, além de promover o conhecimento quanto ao valor social de cada religião, neste caso, a Doutrina Espírita. As metodologias empregadas foram a da pesquisa bibliográfica sobre o Espiritismo com Prandi, Aubrée e Laplantine, Machado e Damazio, Paul Thompson sobre história oral, Maurice Halbwachs sobre memória coletiva, Peter Berger sobre o papel da religião na memória coletiva, e Michael Pollak sobre o silêncio. As entrevistas semiestruturadas se deram com algumas pessoas que participaram de todo o processo de criação do Centro Espírita Lírio dos Vales.por
dc.description.abstractThis paper aims to make a historical arrival of Spiritualism Kardecista at Boa Vista from Lily of the Valley Spiritual Center, located at avenue Ene Garcez, paralel With the Cecilia Brazil, in the state of Roraima Whereas such studies become important for the scientific knowledge of religion can promote the demystification of prejudices, and promote knowledge about the social value of each religion, in this case, the Doctrine. The methodologies used were of literature on Spiritualism with Prandi, Aubrée and Laplantine, Machado and Damazio, Paul Thompson on oral history, Maurice Halbwachs on collective memory, Peter Berger on the silence. The semi-structured interviews were those with somo people who participated in the entire processo of creating the spiritual center Lily of the Valley.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:12:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 robervania_santiago_barreto.pdf: 566562 bytes, checksum: 83b258c3814b29ffef288c4fde6034a2 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectespiritismo - Boa Vista (RR)por
dc.subjectmemória coletiva - Boa Vista (RR)por
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectspiritualism - Boa Vista (RR)eng
dc.subjectcollective memory - Boa Vista (RR)eng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA chegada do espiritismo kardecista a Boa Vista, a partir do Centro Espírita Lírio dos Valespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
robervania_santiago_barreto.pdf553,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.