Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/484
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O direito à educação das pessoas com deficiência : uma abordagem dos processos de inclusão e (des) construção de estigmas |
Autor: | Gonçalves, Francysco Pablo Feitosa ![]() |
Primeiro orientador: | Lima Júnior, Jayme Benvenuto |
Primeiro membro da banca: | Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo |
Segundo membro da banca: | Nogueira, Roberto Wanderley |
Terceiro membro da banca: | Martins, Edson Soares |
Resumo: | A dissertação aborda como a deficiência, enquanto estigma, é socialmente estabelecida, os processos através dos quais as identidades das pessoas com deficiência são construídas dentro do meio social e qual a função da educação, em seu potencial reprodutor e transformador da sociedade, para a (re) produção dos estigmas de deficiência. Aborda, ainda, como direito a educação das pessoas com deficiência pode se prestar à desconstrução dos estigmas, construção de uma sociedade inclusiva, e alguns dos caminhos que podem ser seguidos para a realização de tal direito. Os dados foram obtidos através da revisão da bibliografia pertinente ao tema e estudo e reflexão sobre os discursos das pessoas com deficiência, aos quais tivemos acesso com base na leitura de obras escritas por pessoas com deficiência e através de pesquisa etnográfica, a qual nos deu acesso a relatos que, embora não estejam formalmente transcritos, permeiam todas as linhas e entrelinhas da presente dissertação |
Abstract: | The dissertation discusses how the disability, as a stigma, is socially established, the ways how the identities of people with disabilities are made into the social environment and what is the function of education in its potential of reproduction and transformation of the society, to the production and reproduction of the disabilities' stigmas. The dissertation also discusses how the right to education of persons with disabilities can make an deconstruction of the stigmas, and can build an inclusive society, and some of the ways can be followed for the realization of this right. The data were obtained through review of the literature relevant to the theme and study and reflection on the discourse of people with disabilities, to which we had access reading of works written by people with disabilities and by ethnographic research, which gave us access with reports that, although not formally transcribed, permeate all lines of this dissertation |
Palavras-chave: | dissertações direito à educação inclusão social direitos humanos estigma (psicologia social) deficientes - educação dissertations right to education social inclusion human rights stigma (social psychology) handicapped - education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Direito |
Programa: | Mestrado em Direito |
Citação: | GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. O direito à educação das pessoas com deficiência : uma abordagem dos processos de inclusão e (des) construção de estigmas. 2011. 277 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/484 |
Data de defesa: | 10-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
pre-textuais.pdf | 990,49 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.