Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Francysco Pablo Feitosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099402155613073por
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Jayme Benvenuto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003184503012396por
dc.contributor.referee1Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462069887119361por
dc.contributor.referee2Nogueira, Roberto Wanderley-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179326544123326por
dc.contributor.referee3Martins, Edson Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8975667586459922por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:18:12Z-
dc.date.available2012-03-16-
dc.date.issued2011-01-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. O direito à educação das pessoas com deficiência : uma abordagem dos processos de inclusão e (des) construção de estigmas. 2011. 277 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/484-
dc.description.resumoA dissertação aborda como a deficiência, enquanto estigma, é socialmente estabelecida, os processos através dos quais as identidades das pessoas com deficiência são construídas dentro do meio social e qual a função da educação, em seu potencial reprodutor e transformador da sociedade, para a (re) produção dos estigmas de deficiência. Aborda, ainda, como direito a educação das pessoas com deficiência pode se prestar à desconstrução dos estigmas, construção de uma sociedade inclusiva, e alguns dos caminhos que podem ser seguidos para a realização de tal direito. Os dados foram obtidos através da revisão da bibliografia pertinente ao tema e estudo e reflexão sobre os discursos das pessoas com deficiência, aos quais tivemos acesso com base na leitura de obras escritas por pessoas com deficiência e através de pesquisa etnográfica, a qual nos deu acesso a relatos que, embora não estejam formalmente transcritos, permeiam todas as linhas e entrelinhas da presente dissertaçãopor
dc.description.abstractThe dissertation discusses how the disability, as a stigma, is socially established, the ways how the identities of people with disabilities are made into the social environment and what is the function of education in its potential of reproduction and transformation of the society, to the production and reproduction of the disabilities' stigmas. The dissertation also discusses how the right to education of persons with disabilities can make an deconstruction of the stigmas, and can build an inclusive society, and some of the ways can be followed for the realization of this right. The data were obtained through review of the literature relevant to the theme and study and reflection on the discourse of people with disabilities, to which we had access reading of works written by people with disabilities and by ethnographic research, which gave us access with reports that, although not formally transcribed, permeate all lines of this dissertationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:18:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pre-textuais.pdf: 1014264 bytes, checksum: 068105074e07468e188f1bbb5761b974 (MD5) Previous issue date: 2011-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDireitopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectdireito à educaçãopor
dc.subjectinclusão socialpor
dc.subjectdireitos humanospor
dc.subjectestigma (psicologia social)por
dc.subjectdeficientes - educaçãopor
dc.subjectdissertationseng
dc.subjectright to educationeng
dc.subjectsocial inclusioneng
dc.subjecthuman rightseng
dc.subjectstigma (social psychology)eng
dc.subjecthandicapped - educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleO direito à educação das pessoas com deficiência : uma abordagem dos processos de inclusão e (des) construção de estigmaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
pre-textuais.pdf990,49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.