Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/619
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelo experimental baseado na declividade da encosta para avaliação de risco de deslizamento
Autor: Cunha Filho, Antonio Cruz da 
Primeiro orientador: Fernandes, Sérgio Murilo Maciel
Primeiro coorientador: Ferreira, Maria da Graça de Vasconcelos Xavier
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Eliane Cardoso de
Segundo membro da banca: Silva, Marilia Mary da
Resumo: Movimentos de massa são episódios de grande impacto, resultantes da ação de fatores geológicos, geomorfológicos e antrópicos e que têm causado enormes prejuízos materiais e de vidas humanas em diversas partes do mundo e, em especial, na cidade do Recife. Dentre os movimentos de massa existentes, serão abordados, nessa dissertação, os deslizamentos, que têm como características principais, os movimentos rápidos de solo ou sedimento ao longo de uma encosta, e que podem causar, em alguns casos, a perda de vida de habitantes que residem nesses ambientes. Esta realidade está presente no cotidiano de uma grande parcela da população recifense, devido ao rápido crescimento populacional sem uma infra-estrutura adequada, cujo reflexo é um grande número de problemas ambientais, em especial aqueles associados a processos geológicos. Esta dissertação pretende analisar a influência da declividade em laboratório, de dois tipos de solos diferentes, que compõem as encostas no bairro da Guabiraba, zona norte do Recife. Para que ocorram os deslizamentos que têm tem como principal agente deflagrador a chuva, como também, a declividade da encosta e outros fatores desencadeantes. No Instituto Federal de Pernambuco, no laboratório de solo, simularemos algumas condições naturais, como chuva e declividade, que permitirão analisar a ocorrência de deslizamento . Um outro ponto, que merece registro nessa dissertação diz respeito a permanente monitoração das áreas de encostas, cujo o seu grau de risco é alto.. Durante o período inverno a Defesa Civil do Recife deve mantêm-se em alerta constante, para ajudar a retirar os habitantes que residem nas encostas dos morros, independente do seu grau de risco. Algumas medidas simples como não plantar bananeiras, não promover cortes aleatórios nas encostas e não canalizar as águas servidas para as áreas de encostas são ações que contribuem para uma maior segurança da população.
Abstract: Breve
Palavras-chave: dissertações
deslizamento (geologia)
taludes (mecânica do solo)
landslides
slopes (soil mechanics)
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Desenvolvimento de Processos Ambientais
Programa: Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais
Citação: CUNHA FILHO, Antonio Cruz da. Modelo experimental baseado na declividade da encosta para avaliação de risco de deslizamento. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/619
Data de defesa: 8-Out-2012
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de Processos Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_completa_Antonio_Cruz.pdf14,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.