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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
Autor: Correia, Juliana de Arruda Fraga 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro coorientador: Queiroga, Bianca Arruda Manchester de
Primeiro membro da banca: Costa, Maria Lúcia Gurgel da
Segundo membro da banca: Cordeiro, Ana Augusta de Andrade
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar a progressão das narrativas escrita de histórias por crianças da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma particular da cidade do Recife em diferentes situações de produção: produção livre, produção a partir da apresentação de gravuras, a partir do conto e reconto e a partir da leitura de um livro ilustrado. O trabalho foi realizado com 160 crianças, sendo 80 da escola pública e 80 da particular. Cada criança produziu quatro histórias, num total de 640 histórias. As histórias foram analisadas e categorizadas de acordo com categorias adaptadas à proposta de Rego (1985). Após a análise dos resultados, pôde-se concluir que houve progressão em relação ao nível de elaboração das narrativas de histórias em função do avanço na escolarização, sendo esse avanço verificado com maior evidência entre as crianças da escola particular. A situação de produção que mais favoreceu a elaboração de histórias completas nos alunos da escola pública foi a partir do conto e reconto, enquanto que, na escola particular, a escrita a partir do livro mostrou-se mais favorável para o surgimento de histórias mais elaboradas. Houve diferença estatisticamente significante entre as escolas pública e particular, nas quatro situações de produção.
Abstract: The aim of this study was to verify the progression of wiritten narrative stories made by children from a public and a private school in Recife, in four different production situations: free production, production from engravings presentation, from a told story and from reading of an illustrated book. The work was carried through with 160 children, being 80 of public school and 80 of particular. Each child produced four stories, in a total of 640 stories. The stories had been analyzed and categorized in accordance with the categories of stories proposals by Rego (1985). After the analysis of the results, could be concluded that it had a progression related to the level of text production in function of the teaching advance, clearly seen in private school children. The best situation for public school students was from a told story, while reading of an illustrated book made private school children write more sofisticated stories. There was significant statistics differences between public and private schools in all four situations.
Palavras-chave: crianças - escrita
comunicação escrita
psicolinguística
aprendizagem
dissertações
children - writing
written communication
psycholinguistics
learning
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: CORREIA, Juliana de Arruda Fraga. Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660
Data de defesa: 4-May-2007
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem



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