Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Juliana de Arruda Fraga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5415923010473127por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.advisor-co1Queiroga, Bianca Arruda Manchester de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5733325908581489por
dc.contributor.referee1Costa, Maria Lúcia Gurgel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658237456457369por
dc.contributor.referee2Cordeiro, Ana Augusta de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5574376498697486por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:20Z-
dc.date.available2007-08-31-
dc.date.issued2007-05-04-
dc.identifier.citationCORREIA, Juliana de Arruda Fraga. Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar a progressão das narrativas escrita de histórias por crianças da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma particular da cidade do Recife em diferentes situações de produção: produção livre, produção a partir da apresentação de gravuras, a partir do conto e reconto e a partir da leitura de um livro ilustrado. O trabalho foi realizado com 160 crianças, sendo 80 da escola pública e 80 da particular. Cada criança produziu quatro histórias, num total de 640 histórias. As histórias foram analisadas e categorizadas de acordo com categorias adaptadas à proposta de Rego (1985). Após a análise dos resultados, pôde-se concluir que houve progressão em relação ao nível de elaboração das narrativas de histórias em função do avanço na escolarização, sendo esse avanço verificado com maior evidência entre as crianças da escola particular. A situação de produção que mais favoreceu a elaboração de histórias completas nos alunos da escola pública foi a partir do conto e reconto, enquanto que, na escola particular, a escrita a partir do livro mostrou-se mais favorável para o surgimento de histórias mais elaboradas. Houve diferença estatisticamente significante entre as escolas pública e particular, nas quatro situações de produção.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the progression of wiritten narrative stories made by children from a public and a private school in Recife, in four different production situations: free production, production from engravings presentation, from a told story and from reading of an illustrated book. The work was carried through with 160 children, being 80 of public school and 80 of particular. Each child produced four stories, in a total of 640 stories. The stories had been analyzed and categorized in accordance with the categories of stories proposals by Rego (1985). After the analysis of the results, could be concluded that it had a progression related to the level of text production in function of the teaching advance, clearly seen in private school children. The best situation for public school students was from a told story, while reading of an illustrated book made private school children write more sofisticated stories. There was significant statistics differences between public and private schools in all four situations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Correia_confrontada.pdf: 810061 bytes, checksum: d7bed4b410799a2af28ae6ef9880027b (MD5) Previous issue date: 2007-05-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcrianças - escritapor
dc.subjectcomunicação escritapor
dc.subjectpsicolinguísticapor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectchildren - writingeng
dc.subjectwritten communicationeng
dc.subjectpsycholinguisticseng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subjecteng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleEscrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Correia_confrontada.pdf791,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.