Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Claudionor Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8663984042921525por
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.referee1Pinto, Abuendia Padilha Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9016231848500542por
dc.contributor.referee2Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:20Z-
dc.date.available2007-09-03-
dc.date.issued2007-05-16-
dc.identifier.citationSILVA, Claudionor Alves da. Texto e contexto : implicações no ensino da língua materna. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/663-
dc.description.resumoEsta dissertação trata do ensino da Língua Materna oferecido pela escola pública e parte da seguinte questão: como o ensino da Língua Materna nos anos iniciais do ensino fundamental, que tome por princípio o uso do texto, pode contribuir para com a competência comunicativa dos alunos no sentido de dominar o código oral e escrito da língua? Este estudo foi realizado com base no referencial teórico-metodológico discutido por Kock (2000); (2003a); (2003b); (2003c); (2004a); (2004b); Travaglia (1997) e (2004) e Marcuschi (2000) e (2004). Assim, traça-se um percurso dos interesses pelos estudos da linguagem, nos diversos momentos históricos, discutindo as diferentes concepções de linguagem e sua relação com o ensino da língua. Considerando o texto como objeto de ensino da língua, apresenta a contribuição dos Parâmetros Curriculares Nacionais / Língua Portuguesa referendada pela Lingüística Textual que apresenta uma orientação para a análise de textos. Para a realização da pesquisa, utilizou-se da análise documental e de entrevista feita com os professores da escola, campo de pesquisa. Os dados coletados por meio desses instrumentos manifestaram-se como significativos e válidos no sentido de compreender as propostas de ensino da língua no contexto da escola. Por fim, a análise desses dados permite afirmar que, na escola, o texto não é efetivamente usado como unidade de ensino e, conseqüentemente, não objetiva o desenvolvimento da capacidade comunicativa de seus alunospor
dc.description.abstractThis dissertation about the teaching of Maternal Language offered by the public school and did it leave of the following subject: how the teaching of Maternal Language in the initial years of the fundamental teaching, that take as beginning the use of the text, can it contribute to the students talkative competence in the sense of dominating the oral and written code of the language? This study was accomplished with base in the theoretical-methodological referencial discussed by Kock (2000); (2003a); (2003b); (2003c); (2004a) and (2004b); Travaglia (1997) and (2004) and Marcuschi (2000) and (2004). Thus, it traces a way of the interests by the studies of the language, in the several historical moments, discussing the different language conceptions and its relationship with the teaching of the language. Considering the text as object of teaching of the language, comes, the contribution of the National Curriculares Parameters / Portuguese Language countersigned by the Textual Linguistics that presents an orientation for the analysis of texts. For the accomplishment of the research, it was used documental analysis and of interview done with the teachers of the school research field. The data collected for half of those instruments they showed as significant and valid in the sense of understanding the proposals of teaching of the language in the context of the school. Finally, the analysis of those datums allows to affirm that, in the school, the text is not used indeed about unit of teaching and, consequently, it doesn't objectify the development of the its students' talkative capacityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudionor_Alves_confrontado.pdf: 372780 bytes, checksum: aeb765340add7c2a6a4f2007c8e15334 (MD5) Previous issue date: 2007-05-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua materna - estudo e ensinopor
dc.subjectaquisição da linguagempor
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectcompetência comunicativapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectmaternal languageeng
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectcomunicationeng
dc.subjectability comunicationeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleTexto e contexto : implicações no ensino da língua maternapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudionor_Alves_confrontado.pdf364,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.