Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Fernanda Griz de Góes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463558536470773por
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.referee1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee2Santiago, Maria Eliete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348134383110052por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:21Z-
dc.date.available2007-11-07-
dc.date.issued2007-07-06-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Fernanda Griz de Góes. Bandeira de luta no chão da resistência : explicitando sentidos do discurso político dos educadores no processo de construção da Base Comum Nacional. 2007. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/666-
dc.description.resumoEste estudo trata da análise do discurso, manifesto pelos educadores brasileiros no contexto do Movimento Nacional pela Formação do Educador, que se desencadeou no cenário político educacional do país, no clima dos movimentos pró-abertura política ao final do período de 1970. A compreensão do papel histórico que o movimento ocupa no atual cenário da educação brasileira despertou o interesse de procurar explicar e avaliar criticamente os processos de produção, circulação e consumo dos sentidos vinculados àqueles debates, por meio da análise do discurso dos seus protagonistas. Numa primeira aproximação, analisamos o discurso dos educadores, abordando-o como parte da prática social inserida no contexto do movimento e da sociedade brasileira mais ampla, quando os seus participantes assumem o papel de sujeitos no duplo sentido de assujeitados às determinações do contexto e de agentes das ações de produção, circulação e consumo dos textos. Tomamos, como corpus da análise, uma das principais bandeiras do movimento a Base Comum Nacional , que atravessa toda a trajetória da discussão no período investigado 1983 a 2004. A pesquisa foi realizada mediante a coleta e análise de dados sobre a questão, nos documentos finais dos Encontros Nacionais promovidos pelo Movimento dos Educadores. Para concretização da análise, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos sobre a análise do discurso (AD) da escola francesa e na perspectiva crítica da análise do discurso (ACD), com a concepção dialógica da linguagem, conforme formulação de Bakhtin, como ponto de convergência e expressão de alguns estudos sobre essa riquíssima área no campo da linguagem. O estudo revela que as manifestações discursivas examinadas indicavam a emergência de novo discurso cujo componente ideológico visava à transformação social. Apresenta uma natureza técnica e, sobretudo, política, quando anuncia a concepção de educador comprometido com mudanças no âmbito da educação/sociedade, explicitando, sobretudo, a valorização da formação e profissionalização dos professores e professoras, o que significa romper com as políticas educacionais advindas do discurso político governamental, por isso, produz sentidospor
dc.description.abstractThis study cares about the analysis of the speech, manifest by the Brazilian educators, in the context of the National Movement by the educator s Formation which is unchained in educational political scenery of the country, into the climate of the political pro opening actions, at the end of 70 s. Comprehending the historical paper that the action occupies in the current scenery of the Brazilian education, it arouse the interest of trying to explain and evaluate critically, the production processes, circulation and consumption of the senses bound to those debates, through the analysis of the speech of their protagonists. In a first approach, we analyzed educators speech boarding them as part of the social practice, inserted in the context of the Action and the wider Brazilian society, when its participants start to act at the double sense of submitting themselves to determinations of context and agents of the production actions, circulation and consumptions of the texts. We took as corpus of the analysis one of the main flags of the movement the matter of the national common base that crosses the entire trajectory of the discussion in the investigated period 1983 to 2004. The research was accomplished through the referring data collection to the content expressed on the matter, in the final documents from the National Encounters promoted by the Movement, in their different phases. For materialization of the analysis, we were supported, principally, in the studies on the analysis of the speech AD, from the French school on the critical perspective of the analysis of speech ACD, with the dialogic conception of the language, according the formulation of Bakhtin, as convergence and expression dot of some studies about this area in the field of the language. The study, reveals that the examined discursive manifestations denote a new speech emergence of which ideological component of aims at the social transformation they present a technical nature and overall a political one, when they announce an educator conception as he education is compromised on changes in education/society field of action, expliciting, overall, teacher s and professor s formation and professionalization evaluation, which means rupturing the educational politics arisen from official political speech and, this, producing meanseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Griz de Goes Cavalcanti.pdf: 615871 bytes, checksum: 426a6331d2bf9fe34145e18bfa80a8ae (MD5) Previous issue date: 2007-07-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectprofessores - formaçãopor
dc.subjectBase Comum Nacionalpor
dc.subjectpolítica e educaçãopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectteachers educatorseng
dc.subjectBase Comum Nacionaleng
dc.subjectpolitics and educationeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleBandeira de luta no chão da resistência : explicitando sentidos do discurso político dos educadores no processo de construção da Base Comum Nacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernanda Griz de Goes Cavalcanti.pdf601,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.