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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de cadeias coesivas em narrativas escritas por adolescentes com o transtorno do déficit de atenção hiperatividade
Autor: Lins, Selma Roseni 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Aguiar, Marígia Ana de Moura
Segundo membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: O transtorno do Déficit de Atenção/Hipertividade (TDAH) é uma doença neurocomportamental com grande incidência em crianças e adolescentes. Suas principais características são as desatenções, a hiperatividade e a impulsividade. Uma das co-morbidades trantornos secundários a patologia - freqüentes no TDAH são as dificuldades na linguagem escrita. Tais dificuldades são caracterizadas por dificuldades em lidar com seqüências de: fonemas, palavras, frases e parágrafos, inclusive com dificuldades em elaborar seqüências narrativas o que vai repercutir de forma considerável na produção escrita de seus portadores. Neste sentido, esta pesquisa analisou narrativas escritas por adolescentes com o TDAH participantes de oficinas de escrita, buscando verificar a coesão lexical e dentro desta as cadeias coesivas o encadeamento textual de nexos semanticamente semelhantes. A pesquisa foi realizada em Recife-PE no período de março a junho de 2006. Participaram da pesquisa três adolescentes de 11 a 16 anos, de ambos os sexos e diagnosticados como sendo portadores do TDAH. Como resultado observou-se que os adolescentes investigados produzem cadeias coesivas com sucesso. Entretanto, alguns disparadores temáticos (tema livre, texto teatral, texto em grupo, conto) pareceram mais efetivos como motivadores para narrativas escrita em detrimento de outros (música, filme).
Abstract: The disruption of the lack of attention/hyperactivity (Deficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH) is a disease which is related to neurobehaviour and occurs specially in children and teenagers. Their main characteristics are inattention, hyperactivity and acting impulsively. One of the morbidities of this disease are the difficulties in writing. These difficulties are related to the problems people have to deal with sequence of letters, words, sentences and paragraphs, including difficulties in writing more complete texts. The writing production is not so effective in this case. This research observed texts written by teenagers with TDAH. People who have this disease attended a writing period of work trying to see their lexical cohesion. The research took place last year in Recife-PE between March and June and three 11-16 years-old teenagers, boys and girls, attended it. It was possible to see that those teenagers got to write cohesive texts. On the other hand, free subjects and some themes like texts for theater, texts built in group and short stories looked like to give them much more stimulation to write than subjects like music and movies.
Palavras-chave: distúrbios de déficit de atenção com hiperatividade em adolescentes
comunicação escrita
distúrbios da linguagem
dissertações
attention-deficit disorder in adolescence
written communication
language disorders
dissetation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: LINS, Selma Roseni. Análise de cadeias coesivas em narrativas escritas por adolescentes com o transtorno do déficit de atenção hiperatividade. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/669
Data de defesa: 6-Aug-2007
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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