Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLins, Selma Roseni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653690765827217por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee2Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:21Z-
dc.date.available2008-02-20-
dc.date.issued2007-08-06-
dc.identifier.citationLINS, Selma Roseni. Análise de cadeias coesivas em narrativas escritas por adolescentes com o transtorno do déficit de atenção hiperatividade. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/669-
dc.description.resumoO transtorno do Déficit de Atenção/Hipertividade (TDAH) é uma doença neurocomportamental com grande incidência em crianças e adolescentes. Suas principais características são as desatenções, a hiperatividade e a impulsividade. Uma das co-morbidades trantornos secundários a patologia - freqüentes no TDAH são as dificuldades na linguagem escrita. Tais dificuldades são caracterizadas por dificuldades em lidar com seqüências de: fonemas, palavras, frases e parágrafos, inclusive com dificuldades em elaborar seqüências narrativas o que vai repercutir de forma considerável na produção escrita de seus portadores. Neste sentido, esta pesquisa analisou narrativas escritas por adolescentes com o TDAH participantes de oficinas de escrita, buscando verificar a coesão lexical e dentro desta as cadeias coesivas o encadeamento textual de nexos semanticamente semelhantes. A pesquisa foi realizada em Recife-PE no período de março a junho de 2006. Participaram da pesquisa três adolescentes de 11 a 16 anos, de ambos os sexos e diagnosticados como sendo portadores do TDAH. Como resultado observou-se que os adolescentes investigados produzem cadeias coesivas com sucesso. Entretanto, alguns disparadores temáticos (tema livre, texto teatral, texto em grupo, conto) pareceram mais efetivos como motivadores para narrativas escrita em detrimento de outros (música, filme).por
dc.description.abstractThe disruption of the lack of attention/hyperactivity (Deficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH) is a disease which is related to neurobehaviour and occurs specially in children and teenagers. Their main characteristics are inattention, hyperactivity and acting impulsively. One of the morbidities of this disease are the difficulties in writing. These difficulties are related to the problems people have to deal with sequence of letters, words, sentences and paragraphs, including difficulties in writing more complete texts. The writing production is not so effective in this case. This research observed texts written by teenagers with TDAH. People who have this disease attended a writing period of work trying to see their lexical cohesion. The research took place last year in Recife-PE between March and June and three 11-16 years-old teenagers, boys and girls, attended it. It was possible to see that those teenagers got to write cohesive texts. On the other hand, free subjects and some themes like texts for theater, texts built in group and short stories looked like to give them much more stimulation to write than subjects like music and movies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disser_Completa.pdf: 6689210 bytes, checksum: 0fbb44391cb5228c0a8898262802878a (MD5) Previous issue date: 2007-08-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdistúrbios de déficit de atenção com hiperatividade em adolescentespor
dc.subjectcomunicação escritapor
dc.subjectdistúrbios da linguagempor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectattention-deficit disorder in adolescenceeng
dc.subjectwritten communicationeng
dc.subjectlanguage disorderseng
dc.subjectdissetationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAnálise de cadeias coesivas em narrativas escritas por adolescentes com o transtorno do déficit de atenção hiperatividadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Disser_Completa.pdf6,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.