Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/671
Tipo do documento: Dissertação
Título: O brincar e a constituição da linguagem na clínica fonoaudiológica
Título(s) alternativo(s): The play and language acquisition in the clinical speech therapy
Autor: Brissant, Taciana Maria de Vasconcelos 
Primeiro orientador: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Segundo membro da banca: Costa, Maria Lúcia Gurgel da
Resumo: A proposta deste trabalho é lançar sobre a clínica fonoaudiólogica, novas perspectiva de se trabalhar a linguagem da criança com o brincar, respaldada nos estudos de teóricos da Psicologia, da Psicanálise e da Fonoaudiologia e fundamentada nos estudos de De Lemos sobre aquisição da linguagem e de estruturação do sujeito. O interesse pelo tema surgiu através do encantamento pela utilização do brincar em minha prática clínica, observando a relação direta com a evolução dos casos atendidos. Para tanto, tomamos como base um estudo de caso de uma criança com atraso de linguagem, cujas produções lingüísticas foram registradas e analisadas. Constatou-se através da análise deste caso, que o brincar ocupa um lugar significativo no processo de aquisição da linguagem e que a perspectiva teórica adotada possibilita estudar as particularidades da fala da criança na sua relação com a língua e com o outro. Sugere- se que novas investigações sejam realizadas tanto em fonoaudiologia, quanto em aquisição da linguagem, com o intuito de aprofundar os conhecimentos referentes ao processo de aquisição da linguagem da criança, valorizando as conquistas e a singularidade de cada sujeito
Abstract: This work aims at giving the Speech therapy clinic new perspectives of working the language of the child with games, based on the studies and theories from the Psychology, Psychoanalysis and the Speech-language and Hearing Science as well as on the studies of De Lemos concerning language acquisition and the self formation. The interest for the subject arose through the use of games in my practical clinic, observing its close relationship with the evolution of some cases. A study of case of a child with language delay, whose linguistic productions had been registered and analyzed, was thus taken as base to this research. It was clear through the analysis of this case that games have a significant place in the process of acquisition of the language. We also came across with the fact that the theoretical perspective used makes it possible to study the singularities of speech of the child in its relation with the language and the other. It is important to affirm and suggest that the researches continue happening so that we can learn more about language acquisition in order to deepen the knowledge about this process, taking into consideration the person s differences and singularities
Palavras-chave: aquisição da linguagem
brincadeira
criança
fonoaudiologia
child
language acquisition
speech therapy
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: BRISSANT, Taciana Maria de Vasconcelos. The play and language acquisition in the clinical speech therapy. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/671
Data de defesa: 13-Mar-2006
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
taciana brissant.pdf565,71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.