Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrissant, Taciana Maria de Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480817965189657por
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Costa, Maria Lúcia Gurgel da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658237456457369por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:22Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2006-03-13-
dc.identifier.citationBRISSANT, Taciana Maria de Vasconcelos. The play and language acquisition in the clinical speech therapy. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/671-
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é lançar sobre a clínica fonoaudiólogica, novas perspectiva de se trabalhar a linguagem da criança com o brincar, respaldada nos estudos de teóricos da Psicologia, da Psicanálise e da Fonoaudiologia e fundamentada nos estudos de De Lemos sobre aquisição da linguagem e de estruturação do sujeito. O interesse pelo tema surgiu através do encantamento pela utilização do brincar em minha prática clínica, observando a relação direta com a evolução dos casos atendidos. Para tanto, tomamos como base um estudo de caso de uma criança com atraso de linguagem, cujas produções lingüísticas foram registradas e analisadas. Constatou-se através da análise deste caso, que o brincar ocupa um lugar significativo no processo de aquisição da linguagem e que a perspectiva teórica adotada possibilita estudar as particularidades da fala da criança na sua relação com a língua e com o outro. Sugere- se que novas investigações sejam realizadas tanto em fonoaudiologia, quanto em aquisição da linguagem, com o intuito de aprofundar os conhecimentos referentes ao processo de aquisição da linguagem da criança, valorizando as conquistas e a singularidade de cada sujeitopor
dc.description.abstractThis work aims at giving the Speech therapy clinic new perspectives of working the language of the child with games, based on the studies and theories from the Psychology, Psychoanalysis and the Speech-language and Hearing Science as well as on the studies of De Lemos concerning language acquisition and the self formation. The interest for the subject arose through the use of games in my practical clinic, observing its close relationship with the evolution of some cases. A study of case of a child with language delay, whose linguistic productions had been registered and analyzed, was thus taken as base to this research. It was clear through the analysis of this case that games have a significant place in the process of acquisition of the language. We also came across with the fact that the theoretical perspective used makes it possible to study the singularities of speech of the child in its relation with the language and the other. It is important to affirm and suggest that the researches continue happening so that we can learn more about language acquisition in order to deepen the knowledge about this process, taking into consideration the person s differences and singularitieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 taciana brissant.pdf: 579286 bytes, checksum: 3d27a8d42e3e46e6662b73f035a4a469 (MD5) Previous issue date: 2006-03-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisição da linguagempor
dc.subjectbrincadeirapor
dc.subjectcriançapor
dc.subjectfonoaudiologiapor
dc.subjectchildeng
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectspeech therapyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleO brincar e a constituição da linguagem na clínica fonoaudiológicapor
dc.title.alternativeThe play and language acquisition in the clinical speech therapyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
taciana brissant.pdf565,71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.