Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.contributor.referee1Carvalho, Glória Maria Monteiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092610956805007por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:22Z-
dc.date.available2006-12-28-
dc.date.issued2006-04-25-
dc.identifier.citationBARROS, Isabela Barbosa do Rêgo. The echoes of the speak in clinic therapy. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/674-
dc.description.resumoO autismo intriga os que estão envolvidos com sua problemática, pelo caráter atípico da patologia o qual, dentro da visão clássica de Kanner, destitui o sujeito de qualquer possibilidade de linguagem, condenando-o ao isolamento. A agitação demonstrada por uma criança autista, 6 anos, sexo masculino, assistida no setor de Fonoaudiologia da Associação dos Deficientes de Peixinhos (ADEPE), diante das tentativas em estabelecer um contato e significar sua Ecolalia, levou-nos a interrogar: seria possível enquanto objetivo deste estudo, apresentar a Ecolalia como rudimentos de linguagem tratados na clínica Fonoaudiológica? Especificamente, através da significação do discurso, podemos descrever a Ecolalia como um objeto laço - usado pelo autista para capturar o outro e estabelecer o diálogo, constituindo a linguagem? Assim sendo, essa pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de caso, baseado nos atendimentos fonoaudiológicos da criança acima mencionada, ao longo de mais ou menos um ano. Procuramos nos apoiar nas concepções estruturalistas sobre a aquisição de linguagem de Claudia de Lemos (PUC-SP) e nas perspectivas da Psicanálise lacaniana, que destaca a linguagem e a apresenta como fundante do sujeito. Frente aos achados da pesquisa, foi possível constatar o deslize na linguagem da criança autista, caracterizado por alterações nos eixos da linguagem: metafórico e metonímico, que nos fizeram refletir sobre uma possível reestruturação interna da Ecolalia, destituindo-a do caráter de rigidez e descontextualizaçãopor
dc.description.abstractThe autism intrigue those who get involved with its questions, because of atypical meaning of the pathology which, according Kanner, deny the subject from any way to speech, isolating himself. The euphoria that a 6 years old male autistic child presents, assisted at the Associação dos Deficientes de Peixinhos (ADEPE) by its Speech Therapy Department, before the attempt to set up contact and mean his echolalia, came us a question: is it possible while aim of this study, show the echolalia how rudiments of language aided at Speech Therapy Clinic? Specifically, through meaning of the speech, can we describe the echolalia as an object a lasso used by the autistic person to capture another s care and establish the dialog, constituting the language? This being the case, this research is a study of case, based on Speech Therapy treatment of foresaid child, along about a year. We found support on conceptions of Structuralism about speech acquirement by Claudia de Lemos (PUC-SP) and on perspectives of Lacan s Psychoanalysis, which detach the language and present it as a subject s fundante. Facing the research s discoveries we confirm the lapse on speech of autistic child, distinguished by changes on speech s axis: metaphorical and metonymical, that makes us reflect about a possible inner reorganization of echolalia, unmaking it character rigid and out of contexteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabela Barros.pdf: 733695 bytes, checksum: 1b46dc3d137d2214a21dccb1e679c663 (MD5) Previous issue date: 2006-04-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisição de linguagempor
dc.subjectautismopor
dc.subjectdistúrbios da linguagempor
dc.subjectfonoaudiologiapor
dc.subjectacquisition of languageeng
dc.subjectautismeng
dc.subjectlanguage disorderseng
dc.subjectspeech therapyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleOs ecos da fala na clínica fonoaudiológicapor
dc.title.alternativeThe echoes of the speak in clinic therapyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Isabela Barros.pdf716,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.