Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Leonice Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2304531636536719por
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Matos, Francisco Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609003010667271por
dc.contributor.referee2Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462069887119361por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:23Z-
dc.date.available2009-10-30-
dc.date.issued2009-08-01-
dc.identifier.citationMAIA, Leonice Alves. Parâmetros para avaliação de redações: uma proposta humanizadora com ênfase na coerência textual.. 2009. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/679-
dc.description.resumoEste trabalho propõe parâmetros para avaliação de produções textuais, numa visão humanizadora, acompanhados da grade de correção que os embasa.Tomou-se como ponto de partida estudos sobre a necessidade da inserção de positividade no ensino da Língua Portuguesa numa concepção instrumentalista e não normativista da mesma, tanto no que diz respeito à investigação dos fatos linguísticos envolvidos na produção escrita de textos, quanto no que concerne à prática avaliativa dos mesmos. Para o desenvolvimento do tema foram considerados variáveis o ensino, a língua e o aluno, buscando-se demonstrar que o enfoque sociointeracionista aplicado ao ensino da Língua Portuguesa depende de conhecimento sempre atualizado, pelo professor, sobre as teorias linguísticas e de avaliação, entendida esta como um fazer contínuo. Dessa forma, é possível um ensino favorecedor de uma produção textual adequada pelo educando, tornando-se sujeito de sua própria história ao se pronunciar por escrito diante dos problemas do mundo que o cerca. Como metodologia, foi usada a pesquisa de campo, aplicada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar do Recife, antecedida da bibliografia embasadora. Este estudo inscreve-se, portanto, em duas áreas, a Linguística e a Educação. Por resultado, espera-se que esta dissertação possa tornar-se uma ferramenta útil aos colegas professores de Língua Portuguesa, auxiliando-os na melhoria de sua prática em sala de aula.por
dc.description.abstractThis work proposes evaluation parameters for text production, in a humanizing view, followed by a correction grid which gives them foundation. Studies on the need of inserting positivity in the teaching of the Portuguese language became the starting point, in an instrumental conception and not in a normative one, not only in terms of linguistic investigations involved in the production of written texts, but also as far as their evaluating practice is concerned. To develop this theme teaching, language and learner were considered variables, in order to demonstrate that the sociointeracionist focus applied in the Portuguese language depends upon the teacher s constantly updated knowledge on linguistic and evaluation theories, as seen as a continuous attitude. In this way, it is possible to ensure a teaching which favors an adequate written production making the individual subject of his own history when expressing himself, in writing, about the problems of the world that surrounds him. The methodology was a field work, preceded by the founding bibliography. This study is enrolled in two areas, Linguistics and Education. As the final result, it is hoped that this dissertation becomes a useful tool for the fellow Portuguese language teachers, helping them to improve their practice in the classroom.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_leonice.pdf: 5260627 bytes, checksum: 3d1d7b139ab0d4e68b3f7dc36f2288a7 (MD5) Previous issue date: 2009-08-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingua portuguesa - redaçãopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectportuguese language - writingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleParâmetros para avaliação de redações: uma proposta humanizadora com ênfase na coerência textual.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_leonice.pdf5,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.