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http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/682
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise da resolução temporal e atenção auditiva em duas crianças com desvio fonológico |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the temporal resolution and auditory attention in two children with phonological disorder |
Autor: | Barros, Patrícia Maria de Andrade Leite |
Primeiro orientador: | Silveira, Erideise Gurgel da Costa |
Primeiro membro da banca: | Mendonça, Marcelo Longman |
Segundo membro da banca: | Costa, Maria Lúcia Gurgel da |
Resumo: | Para a adequada percepção dos fonemas da fala e conseqüente desenvolvimento da linguagem oral estão diretamente envolvidas as habilidades relacionadas ao processamento auditivo, onde se destacam a atenção auditiva e a resolução temporal. Partindo desse pressuposto, este estudo buscou analisar a atenção auditiva e a resolução temporal de duas crianças com desvio fonológico, antes e após o tratamento fonoaudiológico. O procedimento de pesquisa consistiu da comparação das respostas obtidas ao teste de padrão de duração do som (TPD) e aos componentes N2 e P300 dos potenciais evocados auditivos de longa latência (PEALL), antes e depois do tratamento. Os resultados dos exames foram comparados com a performance para a produção de fala e as estratégias utilizadas para o tratamento fonoaudiológico, que esteve pautado na estimulação da percepção auditiva para os traços distintivos dos fonemas. A partir desses resultados foram discutidos aspectos envolvidos com o processamento auditivo e suas implicações para a percepção de fala. A análise dos dados evidenciou dificuldade para atenção auditiva e resolução temporal para sons não verbais, nas duas crianças, antes e após o tratamento fonoaudiológico. Este fato sugere que a dificuldade com a atenção auditiva e a resolução temporal para sons não verbais pode permanecer mesmo após a superação dessa dificuldade para os sons da fala |
Abstract: | Central auditory abilities, specifically auditory attention and temporal resolution, are directly related to speech perception and production. Based on these concepts, this study aimed to investigate auditory attention and temporal resolution processes in two children with phonological disorder, before and after speech therapy. The method consisted in comparing results from Duration Pattern Test and Late Latency Auditory Evoked Potentials (specifically the N2 and P300 components) obtained before and after speech therapy. Test results were correlated to speech production performance and therapy strategies, which were focused in auditory perception of the phonemes distinctive characteristics. Based on these results, aspects related to auditory processing and its implications for speech perception were discussed. Results show that both children had difficulties in auditory attention and temporal resolution for non-verbal sounds before and after speech therapy. These findings suggest that even after overcoming difficulties in speech perceptions, auditory attention and temporal resolution difficulties for non- verbal sounds may continuous |
Palavras-chave: | aquisição de linguagem fonética percepção auditiva nas crianças percepção da fala nas crianças potenciais auditivos evocados acquisition of language auditory perception in children phonetics response, auditory evoked speech perception in children |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Linguagem |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | BARROS, Patrícia Maria de Andrade Leite. Analysis of the temporal resolution and auditory attention in two children with phonological disorder. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/682 |
Data de defesa: | 29-Jun-2006 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
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