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Tipo do documento: Dissertação
Título: A metodologia verbotonal e o desenvolvimento sintático em um paciente com atraso simples de linguagem
Título(s) alternativo(s): The verbotonal methodology on syntactic development of one language simple delayed
Autor: Veras, Artemísia Ruth Arruda Lucena 
Primeiro orientador: Aguiar, Marígia Ana de Moura
Primeiro membro da banca: Carvalho, Nelly Medeiros de
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os efeitos de parte da metodologia verbotonal no desenvolvimento sintático em um paciente com atraso simples de linguagem. A criança, com 5 anos de idade, foi previamente selecionada por apresentar diagnóstico de atraso simples de linguagem, na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa - PB, no setor de Fonoaudiologia. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira, realizada através de uma entrevista semi-estruturada com a mãe da criança, teve como objetivo colher dados mais detalhados sobre o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Na segunda etapa, foi realizada, com a criança, uma avaliação fonoaudiológica de linguagem. Como resultado, observou-se uma fala telegráfica, não compatível com a sua idade cronológica. Para a realização da terceira etapa, foram agendados dias e horários para a realização do processo terapêutico com a criança, à luz da metodologia verbotonal, durante o período de seis meses. Ao término deste período, foi realizada a quarta etapa com a aplicação de uma avaliação fonoaudiológica de linguagem com o intuito de verificar e identificar as evoluções na linguagem oral da criança em seu nível sintático, utilizando, para a análise, o modelo proposto por Vilela e Koch (2001). Como a metodologia verbotonal tem apresentado respostas positivas em relação à linguagem oral em deficientes auditivos e surdos, a proposta de aplicação dessa metodologia em paciente com atraso simples de linguagem foi de grande auxílio no ratamento fonoterápico, favorecendo tanto ao terapeuta quanto à criança. Por ser um tema bastante atual na área de linguagem, e, principalmente, para a Fonoaudiologia, esta pesquisa abre novo campo de estudo e amplia a visão do fonoaudiólogo em relação ao tratamento em crianças com atraso simples de linguagem
Abstract: The aim of this work is to investigate the effects of Verbotonal Methodology on syntactic development of one language simple delayed child. The 5 year old child had been previously chosen for being diagnosticated as showing a language simple delay at the Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade, João Pessoa - PB, by the Language Pathology Clinic. The work was structured in four steps: first, a semi-structured interview was carried out with the child mother in order to get information about the child neuro-psycho-motor development. Then, the child was submitted to a language pathology test which showed some evidences of telegraphic speech not fitting with her age. After that, the child was submitted to a six month language therapy using the Verbotoal Methodology. By the end of the therapy sessions a language test was again carried out to check the child language syntactic development by using Vilela and Koch (2001) language description model. Aware of the positive results presented by hearing and nonhearing children with the help of Verbotonal Methodology, its use in the case of this child proved to be successful in phonotherapy, with positive results both to the child language improvement and to the work of the language therapist. This paper hopes to give a contribution for the studies on Language therapy as well as to those working with simple delayed language
Palavras-chave: distúrbios da linguagem
fonoaudiologia
aquisição de linguagem
dissertações
language disorders
speech and language therapy
language acquisition
dissertation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: VERAS, Artemísia Ruth Arruda Lucena. The verbotonal methodology on syntactic development of one language simple delayed. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/684
Data de defesa: 26-Abr-2006
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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