Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/686
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise dos conceitos teóricos empregados na clínica fonoaudiológica para aquisição da linguagem em surdos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the theoretical concepts used in clinical treatments for language acquisition in deaf
Autor: Campello, Camilla Porto 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro coorientador: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Primeiro membro da banca: Cordeiro, Ana Augusta de Andrade
Segundo membro da banca: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Resumo: O presente trabalho abordou a intervenção fonoaudiológica que é proposta para aquisição da linguagem em crianças surdas. A relevância desse estudo prende-se ao fato de que nos últimos anos críticas estão sendo tecidas à conduta desse profissional nesse atendimento e são poucas as publicações que retratam dos conceitos teóricos, bem como as filosofias de educação/reabilitação empregados na terapia fonoaudiológica com esses indivíduos. Sabemos que dependendo da escolha teórica que fundamenta a intervenção, esse atendimento poderá contribuir ou não para uma maior evolução da terapia. Logo, o propósito dessa pesquisa foi analisar os conceitos teóricos que estão sendo empregados no trabalho fonoaudiológico com surdos, articulando com as filosofias de reabilitação. Para tal, observamos a coerência entre o discurso e a prática clínica, tomando como base as respostas oferecidas por duas terapeutas que trabalham com surdos e dois estudos de caso de crianças que apresentam surdez bilateral. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada e como material de estudo recortes discursivos das terapias gravadas em fita K7. A interpretação dos dados fundamentou se em uma análise temática. Constatamos através dos resultados da presente pesquisa que o trabalho das terapeutas, está baseado na corrente behaviorista, que pode ser evidenciada através das atividades de repetição. A perspectiva interacionista marcada na entrevista de ambas as terapeutas, não foi observada na prática clínica. As profissionais trabalharam apenas conceitos isolados. Elas relataram empregar no trabalho com surdos as três filosofias de reabilitação desses indivíduos: oralista, bilinguista e comunicação total, mas nenhuma delas foi observada nas terapias. Sugerimos que novas investigações sejam realizadas no intuito de aprofundar os conhecimentos a respeito dos conceitos teóricos e filosofias de reabilitação de surdos na clínica fonoaudiológica
Abstract: This study addressed the speech therapy that is proposed for the acquisition of language in deaf children. The relevance of this study relates to the fact that in recent years criticisms being leveled against the participation of professional service and that there are few publications that depict the theoretical concepts and philosophies of education / rehabilitation used in speech therapy with these individuals . We know that depending on the choice theory that underlies the intervention, this service may or may not contribute to further development of the therapy. Once the purpose of this study was to analyze the theoretical concepts that are being employed in work with deaf speech, articulating with the philosophy of rehabilitation. For this we observe the consistency between theory and clinical practice, based on two case studies of children with bilateral deafness. Used as an instrument of data collection a semi-structured and as study material discursives therapies tape-K7. The interpretation of the data was based - in a thematic analysis. We see through the results of this research that the work of therapists, is based on current behavioral, which can be evidenced through the activities of repetition. The interactionist perspective marked in the interview of both therapists was not observed in clinical practice. The professionals worked only isolated concepts. They reported use in working with deaf the three philosophies of rehabilitation of these individuals: oral, total communication and bilingualism, but none was observed in therapy. We suggest that further investigations be carried out in order to deepen the knowledge about the theoretical concepts and philosophies of rehabilitation of the deaf in the speech clinic
Palavras-chave: lingüística
fonoaudiologia
surdez
aquisição de linguagem
crianças surdas - linguagem
dissertações
linguistics
speech
hearing
language acquisition
deaf children - language
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: CAMPELLO, Camilla Porto. Analysis of the theoretical concepts used in clinical treatments for language acquisition in deaf. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/686
Data de defesa: 30-Out-2009
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_camilla_porto.pdf1,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.