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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/689
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas e representações sociais sobre a atuação fonoaudiológica na escola
Título(s) alternativo(s): Narratives and social representation about the speech and language therapy actuation in the school
Autor: Didier, Maria Carolina Caldas 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Cordeiro, Ana Augusta de Andrade
Segundo membro da banca: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Resumo: A Fonoaudiologia teve sua origem no meio educacional quando os fonoaudiólogos ainda eram chamados de reabilitadores e buscavam solucionar os problemas de linguagem dos educandos dentro da própria escola. Na atualidade, detectamos alguns problemas de interlocução que levam a uma dificuldade no exercício dessa atividade. Considerando-se esse contexto, o objetivo do trabalho foi estudar as representações que se encontram na base dos discursos produzidos por fonoaudiólogos e por professores sobre a atuação fonoaudiológica na escola, a fim de alcançar uma melhor compreensão a respeito do que circula entre esses profissionais, contribuindo, assim, para a consolidação da sua identidade profissional. Através dos dados obtidos com a realização de uma entrevista semi-estruturada, com oito participantes, buscamos analisar os resultados encontrados a partir de duas perspectivas: uma dialógica, sugerida por Bakhtin, que considera a interação como uma realidade fundamental para a linguagem; e outra, correspondente às idéias de Moscovici sobre as representações sociais geradas pelas influências comunicativas em ação na sociedade e que podem ser expressas por meio do senso comum. Os nossos achados sugerem que a Fonoaudiologia, tal como a conhecemos em Recife, não apresenta clareza em relação à sua proposta de atuação no meio escolar. Os fonoaudiólogos entrevistados possuem a representação de uma atuação ligada ao início da história da profissão, direcionada à percepção de dificuldades nos alunos, não compreendendo a promoção de saúde como uma forma mais eficaz de ação, demonstrando dessa maneira, uma visão reducionista de sua atuação, que se reflete na sua formação. A visão do professor sobre o mesmo tema, apesar de vinculada à detecção e ao tratamento de patologias, revela a necessidade do trabalho do fonoaudiólogo, especialmente se considerarmos a perspectiva inclusivista, bem como na prevenção fonoaudiológica para alunos e professores. Ao final da pesquisa, observamos que, se o investimento em estudos nessa área permanecer incipiente e, principalmente, se os poucos profissionais que atuam em instituições educacionais continuarem com uma visão limitada do seu papel, perderemos um campo de atuação da Fonoaudiologia, do mesmo modo que a Educação perderá um profissional que pode ajudar a gerar grandes mudanças no ensino
Abstract: The Speech and Language Therapy had your origin in the educational environment, when the speech and language therapists were called rehabilitators and they looked for solutions to solve the language problems of the educationalists inside the school. Nowadays, it was detected some problems in this interlocution witch carry to a difficult in this activity. In this context, the aim of this research was to study representations which are in the base of the teacher and therapist s discussions about the actuation of this last one, in the school, in order to reach a better comprehension between these professionals and contribute to the consolidation this professional identity. Through what was obtained by a middle structures interview, with eight participants, we looked for analyze the results founded into two views: a dialogic one, suggest by Bakhtin, which considers the interaction fundamental to the language, and the other, which also brings the Moscovici ideas, about the social representations conformed by the communicative action influences in the society and which can be expressed through the common sense. What we found in this research make us think the Speech and Language Therapy, as we know in Recife, it is not clear about the aims of the actuation inside the school. The Therapists interviewed still have an actuation representation bonded to the beginning of the history of this job, toward to the student s difficulties, a reductionism view which could be emerged in these therapist s formations who don t understand the healthy promotion as a most effective way to actuate in this reality. In the teacher s view, about this theme, in spite of realize the bond to detection and treatment of pathologies, could emphasize this professional actuating in an inclusive view and to a student and teacher s Speech and Language Therapy prevention. In the end of this research we observed that, if the study investments in this area, continue not enough, if changes doesn t happen in the university conceptions in relation to the action of this job in the school and, specially, if the few who actuate in educational institutions continue with this reductionism view about what to do, we will lose one more field actuation inside of the Speech and language Therapy, in the same way that the education will lose professionals who can help to generate big changes in the teach
Palavras-chave: fonoaudiologia
escolas
representações sociais
speech and language therapy
school
social representation
dissertation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: DIDIER, Maria Carolina Caldas. Narratives and social representation about the speech and language therapy actuation in the school. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/689
Data de defesa: 2-May-2006
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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