Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1346344770635274por
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.referee1Lima, Paulo Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7628496873937151por
dc.contributor.referee2Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:25Z-
dc.date.available2010-05-07-
dc.date.issued2008-05-27-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Carlos Alberto Cavalcanti. A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/693-
dc.description.resumoEste estudo trata da análise do discurso do professor de matemática no ambiente de sala de aula. O nosso foco é analisar se o discurso do professor favorece ou não a interação e a participação do aluno na construção do conhecimento. Partimos da identificação das marcas discursivas, que sinalizam o estereótipo criado em torno da Matemática. Para fundamentar nossos pressupostos, nos pautamos na Análise Crítica do Discurso, utilizando o modelo tridimensional de Fairclough. A pesquisa é de natureza qualitativa, que prioriza a interpretação dos dados, em que partimos da análise de alguns elementos como: o ethos e alguns modalizadores (modo verbal, escolha lexical, entonação). Para análise do corpus, utilizamos os seguintes instrumentos: questionários, entrevistas e gravações de aulas, devidamente transcritos, que nos deram o suporte de que precisávamos, para compreender que o professor e o aluno refletem suas experiências individuais, no ambiente de sala de aula, e que o contexto social repercute na tomada de estratégias, permitindo a transformação do comportamento individual e coletivo dos interlocutores. Assim analisamos a construção do saber a partir do discurso do professor e as implicações pedagógicas em sala de aulapor
dc.description.abstractThis study deals with the analysis of the speech by the teacher of mathematics in the atmosphere of the classroom. Our focus is to examine whether the teacher s speech favors or not the interaction and participation of the student in the construction of knowledge. Our starting point is the marks, which signal the stereotype created concerning Mathematics. To support our assumptions, we set our topics on the Critical Analysis of Speech, using the three-dimensional model of Fairclough. The research is of a qualitative nature, which prioritizes the interpretation of data, and starts from the analysis of some elements such as the ethos and some modalizers (verbal mode, lexical choice, intonation). For the analysis of the corpus, we used the following instruments: questionnaires, interviews and recordings of classes, duly transcribed, which gave us the support we needed to understand that the teacher and the student reflect their individual experience in the classroom and their social background interfere in the search of strategies that lead to transformation of individual and group behavior of interlocutors. Therefore we examine the construction of knowledge from the speech and the implications of the teacher s role in the classroomeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_carlos_alberto.pdf: 897020 bytes, checksum: 0ddcb446af828dfed406df4379f7f51f (MD5) Previous issue date: 2008-05-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectlinguagem e línguaspor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectensinopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectspeech analysiseng
dc.subjectspeech and languageeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_carlos_alberto.pdf876 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.