Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/709
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação bilingüe e ensino de língua estrangeira: estudo de caso |
Autor: | Soares, Isabelle Mayal ![]() |
Primeiro orientador: | Aguiar, Marígia Ana de Moura |
Primeiro membro da banca: | Bernardino Júnior, Francisco Madeiro |
Segundo membro da banca: | Matos, Francisco Cardoso Gomes de |
Resumo: | O ensino/aprendizagem de língua inglesa, ao longo dos anos, passou por diversas etapas, muitos métodos e abordagens foram criados, alguns abandonados, outros permaneceram com reformulações. Porém, foi só com a valorização da função comunicativa da linguagem, representada pelo surgimento da Abordagem Comunicativa, que velhas e novas técnicas de ensino/aprendizagem ganharam significado real para os alunos de língua estrangeira. Hoje, a Abordagem Comunicativa é uma das mais difundidas no ensino/aprendizagem de língua estrangeira no Recife. Uma outra abordagem está sendo aplicada em várias escolas da nossa cidade, a Abordagem Systemic, inspirada na teoria de aquisição de segunda língua de Stephen Krashen e do ensino de língua através da integração da linguagem com disciplinas escolares como ciências e matemática, oriundas da educação bilíngue. Este trabalho consiste em uma comparação entre a abordagem tradicional, a língua pela língua, representada pela Abordagem Comunicativa, e uma mais recente, a língua através de disciplinas da grade curricular dos alunos, representada pela Systemic. Investiga-se o nível de proficiência dos alunos na língua estrangeira, de acordo com cada abordagem, partindo do pressuposto de que a Abordagem Systemic pode levar o aluno a uma maior proficiência por oferecer a oportunidade de sair dos limites da estrutura da língua alvo e de um número limitado de funções, explorando a língua em uso nas atividades curriculares, na resolução de problemas matemáticos ou no desenvolvimento de experiências nas aulas de ciências |
Abstract: | The teaching of the English language has been through many stages along the years, many methods and approaches have been created, some were abandoned, others remained with new features. But it was only through recognizing the communicative function of language, represented by the beginning of the Communicative Approach, that old and new teaching techniques became meaningful for the foreign language learners. Today it is one of the most used approaches to teaching foreign language in Recife. Another approach is being used in many schools in our town, namely, the Systemic Approach. It is comprised of Stephen Krashen´s Second Language Theory and the Content-Based Instruction (CBI) approach from the bilingual education. This paper will compare the traditional approach, language through language, represented by the Communicative Approach; and the alternative one, language through content, represented by the Systemic Approach in order to investigate the learners proficiency level upon which each approach aims to achieve; and to show that the latter approach goes further when it offers its learners the opportunity to get away from the limits of the target language structure and beyond the limited number of functions, to explore the language in use in real concrete mathematical problems or in science class experiments |
Palavras-chave: | lingüística educação bilíngüe linguagem e línguas - estudo e ensino aprendizagem línguas modernas - estudo e ensino dissertações linguistics bilingual education language and languages - study and teaching learning modern languages - study and teaching dissertations |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Linguagem |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | SOARES, Isabelle Mayal. Educação bilingüe e ensino de língua estrangeira: estudo de caso. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/709 |
Data de defesa: | 1-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertaca_isabelle_mayal.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.