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DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Isabelle Mayal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306063607883290por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.referee2Matos, Francisco Cardoso Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609003010667271por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:30Z-
dc.date.available2010-05-10-
dc.date.issued2009-03-01-
dc.identifier.citationSOARES, Isabelle Mayal. Educação bilingüe e ensino de língua estrangeira: estudo de caso. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/709-
dc.description.resumoO ensino/aprendizagem de língua inglesa, ao longo dos anos, passou por diversas etapas, muitos métodos e abordagens foram criados, alguns abandonados, outros permaneceram com reformulações. Porém, foi só com a valorização da função comunicativa da linguagem, representada pelo surgimento da Abordagem Comunicativa, que velhas e novas técnicas de ensino/aprendizagem ganharam significado real para os alunos de língua estrangeira. Hoje, a Abordagem Comunicativa é uma das mais difundidas no ensino/aprendizagem de língua estrangeira no Recife. Uma outra abordagem está sendo aplicada em várias escolas da nossa cidade, a Abordagem Systemic, inspirada na teoria de aquisição de segunda língua de Stephen Krashen e do ensino de língua através da integração da linguagem com disciplinas escolares como ciências e matemática, oriundas da educação bilíngue. Este trabalho consiste em uma comparação entre a abordagem tradicional, a língua pela língua, representada pela Abordagem Comunicativa, e uma mais recente, a língua através de disciplinas da grade curricular dos alunos, representada pela Systemic. Investiga-se o nível de proficiência dos alunos na língua estrangeira, de acordo com cada abordagem, partindo do pressuposto de que a Abordagem Systemic pode levar o aluno a uma maior proficiência por oferecer a oportunidade de sair dos limites da estrutura da língua alvo e de um número limitado de funções, explorando a língua em uso nas atividades curriculares, na resolução de problemas matemáticos ou no desenvolvimento de experiências nas aulas de ciênciaspor
dc.description.abstractThe teaching of the English language has been through many stages along the years, many methods and approaches have been created, some were abandoned, others remained with new features. But it was only through recognizing the communicative function of language, represented by the beginning of the Communicative Approach, that old and new teaching techniques became meaningful for the foreign language learners. Today it is one of the most used approaches to teaching foreign language in Recife. Another approach is being used in many schools in our town, namely, the Systemic Approach. It is comprised of Stephen Krashen´s Second Language Theory and the Content-Based Instruction (CBI) approach from the bilingual education. This paper will compare the traditional approach, language through language, represented by the Communicative Approach; and the alternative one, language through content, represented by the Systemic Approach in order to investigate the learners proficiency level upon which each approach aims to achieve; and to show that the latter approach goes further when it offers its learners the opportunity to get away from the limits of the target language structure and beyond the limited number of functions, to explore the language in use in real concrete mathematical problems or in science class experimentseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertaca_isabelle_mayal.pdf: 2439429 bytes, checksum: ff74cd818a2e2723bc96b08048d9c4ae (MD5) Previous issue date: 2009-03-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjecteducação bilíngüepor
dc.subjectlinguagem e línguas - estudo e ensinopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectlínguas modernas - estudo e ensinopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectbilingual educationeng
dc.subjectlanguage and languages - study and teachingeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectmodern languages - study and teachingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleEducação bilingüe e ensino de língua estrangeira: estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
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