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http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/712
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tá ligado? : usos e sentidos da gíria entre estudantes do ensino médio |
Autor: | Silva, Rômulo Felipe da ![]() |
Primeiro orientador: | Acioli, Moab Duarte |
Primeiro membro da banca: | Aguiar, Marígia Ana de Moura |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Nelly Medeiros de |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo pesquisar o emprego da gíria entre estudantes do ensino médio numa escola privada na cidade do Recife. Parte-se do pressuposto do aspecto criptológico do uso da gíria, como uma variação linguística representativa de uma identidade de grupo social por faixa etária, em oposição ao grupo de adultos. A identidade do adolescente se configura igualmente através da sua linguagem. Foram realizadas 12 entrevistas semidiretivas, com estudantes de ambos os sexos, na faixa etária de 16 a 18 anos de idade, gravadas por meio eletrônico, em um colégio da rede particular de ensino. Através de uma análise de conteúdo, foi realizado um levantamento das gírias empregadas pelos estudantes, por sexo, uma investigação do significado dos respectivos usos entre os sujeitos no cotidiano escolar e extraescolar, como também identificado o contexto de uso da gíria no ambiente sociocultural do aluno, envolvendo situações como intervalo de aula, estar na sala de aula sem o professor, estar no shopping, nas praias, entre outros. Com esta pesquisa, espera-se suscitar contribuições para a reflexão e a percepção quanto ao uso das gírias e o seu contexto de ocorrência entre adolescentes |
Abstract: | This study aims to find the use of slang among high school students in a private school in the city of Recife. It has been assumed criptologic aspect of the use of this, as a representative of a variation linguistic identity of social group by age, as opposed to the group of adults. The identity of the teenager was also set by its language. As method will be conducted 12 interviews semidirectives, with students of both sexes, aged from 16 to 18 years old and recorded by electronic way, a college network of private schools. Through an analysis of content, there will be a lifting of slang used according the students by sex, an investigation of the significance of their use among the subjects in the daily school and extra-school, and also identified the context of use in the socio-cultural environment of the student. It will involve situations as a break from class, be in the classroom without a teacher, be in a shopping center, the beaches, among others. This research raises contributions to the thinking and perception about the use of idioms and their context of occurrence among teenagers |
Palavras-chave: | lingüística gíria linguagem e línguas jovens dissertações linguistics slang language and languages youth dissertation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Linguagem |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | SILVA, Rômulo Felipe da. Tá ligado? : usos e sentidos da gíria entre estudantes do ensino médio. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/712 |
Data de defesa: | 8-Jul-2009 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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