Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/712
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tá ligado? : usos e sentidos da gíria entre estudantes do ensino médio
Autor: Silva, Rômulo Felipe da 
Primeiro orientador: Acioli, Moab Duarte
Primeiro membro da banca: Aguiar, Marígia Ana de Moura
Segundo membro da banca: Carvalho, Nelly Medeiros de
Resumo: Este estudo tem como objetivo pesquisar o emprego da gíria entre estudantes do ensino médio numa escola privada na cidade do Recife. Parte-se do pressuposto do aspecto criptológico do uso da gíria, como uma variação linguística representativa de uma identidade de grupo social por faixa etária, em oposição ao grupo de adultos. A identidade do adolescente se configura igualmente através da sua linguagem. Foram realizadas 12 entrevistas semidiretivas, com estudantes de ambos os sexos, na faixa etária de 16 a 18 anos de idade, gravadas por meio eletrônico, em um colégio da rede particular de ensino. Através de uma análise de conteúdo, foi realizado um levantamento das gírias empregadas pelos estudantes, por sexo, uma investigação do significado dos respectivos usos entre os sujeitos no cotidiano escolar e extraescolar, como também identificado o contexto de uso da gíria no ambiente sociocultural do aluno, envolvendo situações como intervalo de aula, estar na sala de aula sem o professor, estar no shopping, nas praias, entre outros. Com esta pesquisa, espera-se suscitar contribuições para a reflexão e a percepção quanto ao uso das gírias e o seu contexto de ocorrência entre adolescentes
Abstract: This study aims to find the use of slang among high school students in a private school in the city of Recife. It has been assumed criptologic aspect of the use of this, as a representative of a variation linguistic identity of social group by age, as opposed to the group of adults. The identity of the teenager was also set by its language. As method will be conducted 12 interviews semidirectives, with students of both sexes, aged from 16 to 18 years old and recorded by electronic way, a college network of private schools. Through an analysis of content, there will be a lifting of slang used according the students by sex, an investigation of the significance of their use among the subjects in the daily school and extra-school, and also identified the context of use in the socio-cultural environment of the student. It will involve situations as a break from class, be in the classroom without a teacher, be in a shopping center, the beaches, among others. This research raises contributions to the thinking and perception about the use of idioms and their context of occurrence among teenagers
Palavras-chave: lingüística
gíria
linguagem e línguas
jovens
dissertações
linguistics
slang
language and languages
youth
dissertation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SILVA, Rômulo Felipe da. Tá ligado? : usos e sentidos da gíria entre estudantes do ensino médio. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/712
Data de defesa: 8-Jul-2009
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_romulo_felipe.pdf674,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.