Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Katia Maria Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934804126490434por
dc.contributor.advisor1Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462069887119361por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Matos, Francisco Cardoso Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609003010667271por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:31Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2004-10-04-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Katia Maria Gomes de. The metaphor in construction of comprehension by child with moderate hearing loss. 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/715-
dc.description.resumoEste estudo analisa a compreensão de metáforas pela criança com perda auditiva de grau moderado, indivíduo situado numa zona limítrofe entre o mundo dos ouvintes e dos surdos de grau mais severo. Ele se reconhece como falante e ouvinte, entretanto o seu canal de aquisição da língua oral -o acústico-articulatório - apresenta uma limitação receptiva. Surgem daí inquietações, como: se essa limitação acarreta perdas nas oportunidades de trocas interativas que interfiram na compreensão metafórica. A amostra foi constituída por duas crianças com perda auditiva moderada, com idade entre os nove e os doze anos, que usam próteses auditivas, recebem acompanhamento fonoaudiológico e freqüentam escolas privadas. O procedimento de pesquisa consistiu da apresentação oral de doze metáforas contextualizadas em histórias curtas a cada um dos participantes individualmente, ocasião em que foram questionados sobre o sentido construído na compreensão das metáforas e quais as estratégias realizadas nessa leitura. As metáforas foram analisadas segundo a Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980,2002), verificando-se se as construções realizadas pelas crianças estavam em conformidade com o sentido sugerido pelo enunciado. A análise dos dados evidencia que as crianças com perda auditiva moderada apresentam dificuldade nessas habilidades, corroborando as hipóteses da pesquisa. Esperamos, com este estudo, contribuir para o conhecimento desse indivíduo com perda auditiva, nas suas peculiaridades interativas e lingüísticas, por ser um sujeito tão pouco particularizado na literatura, e aprimorar o atendimento às suas necessidades fonoaudiológicas e educacionaispor
dc.description.abstractThis study analyses metaphor comprehension by children with moderate hearing loss, individuais who are located at an intermediate zone between listeners and more severely deaf children. They recognize themselves as speakers and Iisteners, although their oral language acquisition channel -the articulate-acoustic -has a receptive limitation. 80, there are some concerns such as: if the limitation causes lacks on the interactive changes oportunities that interfere on the metaphorical comprehension. The sample consisted of two children with moderate hearing loss, nine to twelve years-old, hearing aids users, undergoing speech therapy and attending private schools. The research procedure was the oral presentation of twelve metaphors inserted in brief stories to each of the participant, when they were questioned about the constructed meaning of the metaphor comprehension and which were the strategies used for such understanding. Metaphor analysis was based on the Conceptual Metaphor Theory by Lakoff and Johnson (1980, 2002) and it was observed if the constructions made by the children agreed with the meaning suggested by the utterance. We found out, after data analysis, that the children with moderate hearing loss, even though they are at the age that we expect them to be able to comprehend and to explain the metaphorical process of meaning construction, they had difficulty with these skills. We hope that, with this study, we can contribute to the knowledge of these individuais with hearing loss, in their interactive and linguistic particularities, as they are subjects that have been little dealt with in the literature, and that we can contribute to improving their speech therapeutic and educacional needseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 katia maria.pdf: 1815990 bytes, checksum: 885a4a864b697e307134fba759c335af (MD5) Previous issue date: 2004-10-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisição da linguagempor
dc.subjectaudição (fisiologia)por
dc.subjectcriançapor
dc.subjectdistúrbios da audição nas criançaspor
dc.subjectmetáforapor
dc.subjectchildeng
dc.subjecthearingeng
dc.subjecthearing disorders in childreneng
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectmetaphoreng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleA Metáfora na construção de sentidos pela criança com perda auditiva de grau moderadopor
dc.title.alternativeThe metaphor in construction of comprehension by child with moderate hearing losseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
katia maria.pdf1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.