Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guerra, Adriana Maciel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8676028583420094 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8916191109480157 | por |
dc.contributor.referee1 | Faria, Evangelina Maria Brito de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1042071001002488 | por |
dc.contributor.referee2 | Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7462069887119361 | por |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T18:24:31Z | - |
dc.date.available | 2007-03-27 | - |
dc.date.issued | 2004-04-30 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Adriana Maciel. The process of construction of narrative specch in children with Down's Syndrome. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/716 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down, demonstrando as características existentes na narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov (1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo, assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram transversais, durante o semestre escolar, através de registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações interativas em sala de aula de recontagem de história e relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva interacionista permite compreender a riqueza dos processos envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao longo do tempo | por |
dc.description.abstract | This study aimed to describe the process of construction of narrative speech in children with Down s Syndrome, by showing the existing characteristics in narrative, relating Labov s structural perspective (1972) to perroni s interactional pespective (1992), comprehending, this way, the processes that compox the ability of speech of people with Down s Syndrome and the similarities and differences that exist between personal reports and stories. Students with Down s Syndrome, aging between 8-12 years old and enrolled at Ulisses Pernambucano Special School, where data was collected. This data was transversal, throughout school semester,and collected by video recordings twice a month. The narrative construction of these children was observed in interactive situations in storytelling and self-reporting classrooms. The results show that the structural perspective is not enough for the constructive process found at the analyzed data; however, an interactional perspective allows to understand the richness of the involved processes in the narrative constructions by these children on and on | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-01T18:24:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 adriana maciel.pdf: 642392 bytes, checksum: 6fefca2915d3b4c5b3b89503db1fcf71 (MD5) Previous issue date: 2004-04-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Ciências da Linguagem | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | aquisição de linguagem | por |
dc.subject | análise do discurso | por |
dc.subject | Down, Síndrome de - crianças | por |
dc.subject | discourse analysis | eng |
dc.subject | Down Syndrome | eng |
dc.subject | language acquisition | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA | por |
dc.title | O discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down | por |
dc.title.alternative | The process of construction of narrative specch in children with Down's Syndrome | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
adriana maciel.pdf | 627,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.