Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerra, Adriana Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8676028583420094por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.contributor.referee2Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462069887119361por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:31Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2004-04-30-
dc.identifier.citationGUERRA, Adriana Maciel. The process of construction of narrative specch in children with Down's Syndrome. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/716-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down, demonstrando as características existentes na narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov (1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo, assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram transversais, durante o semestre escolar, através de registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações interativas em sala de aula de recontagem de história e relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva interacionista permite compreender a riqueza dos processos envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao longo do tempopor
dc.description.abstractThis study aimed to describe the process of construction of narrative speech in children with Down s Syndrome, by showing the existing characteristics in narrative, relating Labov s structural perspective (1972) to perroni s interactional pespective (1992), comprehending, this way, the processes that compox the ability of speech of people with Down s Syndrome and the similarities and differences that exist between personal reports and stories. Students with Down s Syndrome, aging between 8-12 years old and enrolled at Ulisses Pernambucano Special School, where data was collected. This data was transversal, throughout school semester,and collected by video recordings twice a month. The narrative construction of these children was observed in interactive situations in storytelling and self-reporting classrooms. The results show that the structural perspective is not enough for the constructive process found at the analyzed data; however, an interactional perspective allows to understand the richness of the involved processes in the narrative constructions by these children on and oneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 adriana maciel.pdf: 642392 bytes, checksum: 6fefca2915d3b4c5b3b89503db1fcf71 (MD5) Previous issue date: 2004-04-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisição de linguagempor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectDown, Síndrome de - criançaspor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectDown Syndromeeng
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleO discurso narrativo em crianças com Síndrome de Downpor
dc.title.alternativeThe process of construction of narrative specch in children with Down's Syndromeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
adriana maciel.pdf627,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.